Título: Mensaleiro volta do Caribe e se diz tenso
Autor: Fagundes, Ezequiel
Fonte: O Globo, 01/11/2012, País, p. 8

Condenado no STF, Romeu Queiroz afirma que viagem foi paga pelos filhos

BELO HORIZONTE De volta do Caribe após sete dias na Ilha de Curaçao, o ex-deputado Romeu Queiroz (PSB-MG), condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) por envolvimento com o mensalão, disse ontem à noite ter ficado surpreso com a repercussão de sua viagem e negou intenção de fugir. Também se queixou da perspectiva de prisão. Ele foi condenado por corrupção passiva e lavagem de dinheiro.

- Meu passaporte pode ser bloqueado pelo Supremo a qualquer hora. Se eles quiserem, podem fazer isso. Fica parecendo que eu quero fugir - afirmou. - Agora, se eu falar que estou tranquilo, estaria mentindo. Quem tem coração sofre nesse momento.

Queiroz alega ter recebido dinheiro do PTB e não ter conhecimento da origem ilícita

- Uma parte que foi declarada eu sei que veio da Usiminas, cerca de R$ 102 mil. O restante eu sei que chegou, mas não sei de onde saiu.

O ex-deputado retornou da viagem ontem. Segundo ele, o passeio foi "caro", mas não pesou no bolso porque foi custeado pelos três filhos em razão de seus 40 anos de casamento. Queiroz deu entrevista enquanto jantava em um dos restaurantes mais sofisticados de Belo Horizonte, na região onde fica sua casa, na Zona Sul.

Ele disse que viajou com a mulher no dia 23. No dia 24, a Procuradoria Geral da República (PGR) solicitou a retenção dos passaportes dos 25 condenados. O pedido foi entregue pelo procurador-geral da República, Roberto Gurgel, no gabinete do relator do mensalão, Joaquim Barbosa.

Queiroz afirmou estranhar a ascensão do publicitário Marcos Valério nos meios político e empresarial de Minas Gerais. Antes de entrar para a área publicitária, Valério foi bancário por 20 anos. Trabalhou no extinto Banco de Minas Gerais (Bemge), comprado pelo Itaú em 1988.

- Conheci o Marcos desde a época que ele trabalhava no antigo Bemge, na Praça Sete, no Centro de Belo Horizonte. Estranhei quando ele virou um homem poderoso nos meios político, empresarial e até na imprensa. Estranhei porque a SMP&B já era uma agência bastante conhecida em Minas. Tinha contratos com vários órgãos do governo e na iniciativa privada. Era uma agência tradicional, com sócios conhecidos, e, de repente, ele aparece movimentando tudo.

O ex-deputado do PTB nega ter recebido dinheiro e até mesmo ter participado de qualquer reunião com Valério. - Nunca recebi nenhum centavo dele. Nunca participei de qualquer tratativa com ele. Conheci-o no Bemge na época em que eu era servidor do estado. Recebia por aquele banco. Depois que ele virou publicitário, encontrei-o algumas vezes no aeroporto, nada mais - afirmou.

Romeu Queiroz foi condenado pelo STF por corrupção passiva e lavagem de dinheiro, já que ficou comprovado que ele recebeu R$ 350 mil pelo valerioduto. A pena ainda não foi definida.