Título: Exames confirmam que Lula está livre do câncer na laringe
Autor: Farah, Tatiana
Fonte: O Globo, 01/11/2012, País, p. 8

Médicos liberam ex-presidente para viagem à África e à Índia este mês

SÃO PAULO Um ano depois de ser diagnosticado com um câncer na laringe, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva passou ontem por uma bateria de exames para avaliar sua recuperação. Os procedimentos, segundo o oncologista Artur Katz, não indicaram alterações, e o ex-presidente continua livre da doença. Ele foi submetido a laringoscopia, ressonância magnética e a uma tomografia de alta precisão (PET-Scan), capaz de detectar células de câncer no organismo.

- Lula está muito bem. Os exames são de rotina, devem ser repetidos a cada três ou quatro meses - explicou o médico.

Segundo Katz, Lula ainda tem um edema na garganta, mas o inchaço já diminuiu bastante:

- O edema deve persistir por muito tempo, sobretudo em um mês como este, em que ele teve tantas atividades, mas está bem menor.

O ex-presidente, que continua fazendo sessões de fonoterapia, mas de forma mais esparsa, está liberado para a viagem que fará a quatro países da África e à Índia a partir de 10 de novembro. Na África do Sul, Lula tentará se encontrar com Nelson Mandela, de 94 anos, cujo estado de saúde é bem delicado.

- Ele está liberado para viajar. Até porque, perto do que ele fez neste mês eleitoral, essa viagem mais parece um passeio - brincou o médico.