Título: USP não vai mais usar nota
Autor: Mariz, Renata; Campbell, Ullisses
Fonte: Correio Braziliense, 08/10/2009, Brasil, p. 13

Fuvest informa que novas datas impedem a utilização do Exame Nacional do Ensino Médio no seu processo. Segundo o MEC, 16 universidades decidiram mudar dia do vestibular

Os estudantes Charlie, Henrique e Layanne: uma mistura de ansiedade e concentração antes da bateria de provas

A Universidade de São Paulo (USP) decidiu não usar mais a nota do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) no vestibular deste ano. De acordo com a Fuvest, o novo calendário inviabiliza a utilização dos resultados no processo seletivo ¿por razões operacionais¿. A justificativa foi a mesma dada pela Universidade de Campinas (Unicamp), que também desistiu de usar o Enem.

A mudança na data do exame para 5 e 6 de dezembro foi decidida pelo Ministério da Educação (MEC) depois que o conteúdo da prova foi vazado. Pelo menos 14 universidade foram afetadas pelas alterações nas datas. Levantamento feito pela Secretaria de Ensino Superior do MEC aponta que 16 instituições de ensino superior vão alterar o vestibular ou Programa de Avaliação Seriada (PAS), no caso de Brasília, para que os estudantes possam fazer a prova. Entre elas, as federais do Ceará, Sergipe, Uberlândia e as estaduais do Amazonas, Mato Grosso do Sul, Bahia, Goiás, além do PAS da UnB. A Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj) remarcou para 13 de dezembro a segunda fase do vestibular. Já a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) ainda está estudando um novo calendário. Segundo a assessoria de imprensa, a nota do Enem continuará sendo usada na primeira fase do concurso. As inscrições vão até 23 de outubro. A segunda fase ainda depende da data da divulgação dos resultados do exame nacional. A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) disseram que vão levar a decisão para os conselhos.

Além da Receita Federal e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que alteraram para 12 e 13 de dezembro as provas do concurso, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) também decidiu adiar o processo seletivo. Uma retificação no edital será publicada ainda esta semana com a nova data.

Contrato investigado

O Tribunal de Contas da União (TCU) vai investigar o vazamento da prova do Enem. Na tarde de ontem, o plenário decidiu, por unanimidade, realizar uma auditoria no contrato com o Consórcio Nacional de Avaliação e Seleção (Connasel), que foi encerrado na segunda-feira, e também nas medidas adotadas pelo ministério para reorganizar o exame. De acordo com o TCU, ainda não há prazo para a investigação ser concluída. O ministério já tinha gasto cerca de R$ 38 milhões com o exame. No pedido, o ministro José Jorge diz que ¿é preciso verificar, por exemplo, se o MEC se cercou de garantias contra eventuais falhas na execução¿.

Corrida por novos locais José Cruz/ABr - 12/8/09 Augusto, presidente da UNE, lamenta críticas contra a entidade

Mais de 1.400 alunos já solicitaram a mudança de cidade em que farão a prova do Enem, marcada para 5 e 6 de dezembro, de acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep). O pedido de transferência de cidade foi reaberto hoje e pode ser feito no site do Inep (www.inep.gov.br). São cinco dias para fazer a alteração. O sistema de acompanhamento de inscrições permite também que participantes guardadores do sábado ou com necessidades especiais que não declararam essa condição no ato da inscrição ao Enem poderão fazê-lo agora. Todos os participantes receberão, no endereço apresentado na inscrição, um novo comprovante de inscrição com o local de prova. O Inep enviará, também, para aqueles participantes que informaram números de celular, torpedos com informação do novo local de prova.

A data da divulgação dos resultados do Enem ainda está sendo discutida entre Ministério da Educação, Inep e integrantes do consórcio responsável pela aplicação da prova. Uma das possibilidades analisadas é reforçar o número de professores encarregados de corrigir as redações. A estratégia pode ser usada para tentar antecipar a divulgação dos resultados do exame.

Outra turma No Rio, representantes de 11 colégios resolveram criar a Nova Organização Voluntária Estudantil (Nove). O grupo, que se diz ¿apartidário, pacifista e ativo¿, organizou três passeatas na capital fluminense. O Nove foi fundado em 1º de outubro e quer a adesão de outros estados. ¿Nosso objetivo é nacional¿, diz Carolina Delamare, de 17 anos. Ainda sem representantes em São Paulo, o grupo colocou a questão na pauta da próxima reunião. ¿Não queremos passar a ideia de ser um movimento elitista¿, ressalta o estudante Miguel Darcy, de 17 anos, um dos organizadores do grupo. Para Darcy, o Ministério da Educação tomou a decisão correta ao adiar o Enem. ¿Mas a prova foi feita às pressas, sem consulta aos alunos e professores, e o vazamento da prova só reflete isso que estávamos vendo¿, afirmou.

O presidente da UNE, Augusto Chagas, acha positivo o surgimento de grupos como o Nove, mas refuta a crítica de que a UNE perdeu sua representatividade. ¿É uma crítica inadequada¿, disse.

Desgaste emocional preocupa

Camila de Magalhães

O clima nas escolas de ensino médio do Distrito Federal é de apreensão para enfrentar a maratona de provas longas e com alto grau de dificuldade que está por vir. Os três primeiros fins de semana de dezembro serão marcados pela realização do novo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), Programa de Avaliação Seriada (PAS) e vestibular da Universidade de Brasília, respectivamente. Os mais afetados serão os alunos do 3º ano, já que a maioria está inscrita nos três processos seletivos.

¿O processo vai ser fisicamente cansativo, mas após muitas horas de prova, o desequilíbrio emocional é o pior¿, lamenta o estudante Charlie Madeiro, 18 anos, do Centro de Ensino Médio Setor Oeste, temendo o desgaste. Tantas mudanças no calendário das provas deixam os candidatos confusos e nervosos, na avaliação de Henrique Lopes, também de 18 anos.

Além da bateria de exames no DF, muitos estudantes ainda vão viajar para prestar vestibulares em outras cidades. ¿Eu vou ter quase dois meses de provas pesadas e intermináveis¿, diz o aluno do colégio Galois, Fábio Gurgel, 18 anos, que pretende garantir uma vaga no curso de direito da Universidade de São Paulo (USP) ou na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Apesar disso, alguns vestibulandos estão confiantes para enfrentar a avalanche de provas. É o caso de Layanne Coelho, 17, aluna do Setor Oeste. ¿Acho que quem for bem em uma pode ir bem em todas.¿

A psicóloga Flávia Martins destaca que os adolescentes em geral estão condicionados a participar de tantos exames nessa fase. Mas lembra que fazer três grandes provas em três semanas é, sem dúvida, uma situação estressante. ¿O lado psicológico fica cansado, o metabolismo fica acelerado e o cognitivo, confuso para colocar em prática todo o conhecimento que foi absorvido durante o ensino médio¿, avalia. Segundo a especialista, o momento das provas exige muita atenção para recuperar a memória e ter um bom desempenho.

Na véspera As dicas são simples: praticar atividades físicas, como uma caminhada, e sair com amigos para jogar conversa fora ¿ mas sem bebida alcoólica, pois atrapalha a capacidade de raciocínio. Ou seja, é preciso ¿ter um momento adolescente de ser¿. Dormir mais cedo, ter uma boa alimentação, mudar o foco dos estudos e privilegiar a qualidade de vida nos dias anteriores às provas podem fazer a diferença.

De acordo com o professor de física Fábio Lúcio Rodrigues, do curso Dínatos-COC, é importante que o aluno se concentre em uma prova por vez, e que o estudo deve ser finalizado em até uma semana antes de cada prova. ¿Estudar na véspera pode causar confusão mental e o aluno pode se prejudicar¿, observa.

A chance de remarcação de datas preocupa o professor de matemática e coordenador da secretaria de vestibulares do colégio Sigma. Ele pede que os estudantes fiquem atentos e encarem com naturalidade a necessidade de realizar as provas. No entanto, a decana de graduação da UnB, Márcia Abrahão, adianta que não haverá mudanças no calendário da instituição. A data do PAS, diz ela, só foi alterada porque coincidia com o Enem, mas o vestibular será mantido para não prejudicar ainda mais os inscritos.

CALENDÁRIO

5 e 6 de dezembro ¿ Enem

12 e 13 de dezembro ¿ PAS (UnB)

19 e 20 de dezembro ¿ vestibular da UnB

Eu vou ter quase dois meses de provas pesadas e intermináveis¿