Título: Campanha do prefeito só gastou 38% do arrecadado
Autor: Onofre, Renato
Fonte: O Globo, 09/11/2012, País, p. 9
PMDB diz que verba foi repassada também a candidatos a vereador
O principal doador da campanha à reeleição de Eduardo Paes, o diretório municipal do PMDB, coincidentemente arrecadou neste pleito o mesmo volume de recursos obtido pelo prefeito: R$ 21 milhões. Desses, R$ 15 milhões vieram da direção nacional do partido, que captou mais de R$ 120 milhões para investir pelo país. Os outros R$ 6 milhões foram doados por 36 empresas particulares. Entre elas, 29 do ramo imobiliário responsáveis por 80% dos recursos privados obtidos pelos peemedebistas.
Na prática, não há como saber a parcela desses recursos que foi destinada a Eduardo Paes. Segundo a direção municipal do PMDB, o dinheiro arrecadado foi repassado para as campanhas de prefeito e vereadores do partido, conforme determina a lei.
Se o PMDB tivesse doado menos do que os R$ 15 milhões que destinou a Paes, ainda assim o prefeito não teria problemas em sua campanha. Isso porque, apesar do volume excepcional de recursos para gastar nos três meses da disputa eleitoral, o prefeito foi econômico, de acordo com sua declaração na prestação de contas final entregue na última terça-feira ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
PAES GASTOU R$ 8 MILHÕES Dos R$ 21 milhões arrecadados, a coligação "Somos um Rio", de Paes, declarou que gastou pouco mais do que R$ 8 milhões para conquistar os dois milhões de votos dados a ele em 7 de outubro. A maior parte dos recursos foi destinado ao pagamento de pessoal: cerca de R$ 5 milhões.
Quando anunciou a previsão de gastos que o PMDB teria durante as eleições (R$ 25 milhões), o coordenador da campanha do prefeito, o deputado federal Pedro Paulo (PMDB), justificou o alto valor — mais do que a soma prevista de todos os seis adversários do prefeito. Ele afirmou que gastaria muito com televisão, por conta dos mais de 15 minutos que teria diariamente na propaganda eleitoral gratuita na televisão e no rádio.
Contudo, na divulgação final dos gastos, o prefeito peemedebista não declarou o quanto gastou com a produtora de vídeo, que chegou a ter cerca de cem pessoas trabalhando direta ou indiretamente. A única despesa com material relacionado a TV, a produção de vinheta e jingles, custou a Paes apenas R$ 30 mil.
O prefeito não atendeu aos pedidos de entrevista do GLOBO. Das 19h, horário do primeiro contato, às 21h, a assessoria de imprensa de Paes informou que ele estava em reunião fechada na prefeitura e não poderia atender.