Título: Corrupção: meta é julgar todas as ações ainda em 2013
Autor: Brígido, Carolina
Fonte: O Globo, 07/11/2012, País, p. 6

Para Joaquim Barbosa, mensalão levou o STF "para dentro das famílias"

ARACAJU Todas as ações de improbidade administrativa e as ações penais relacionadas a crimes contra a administração pública distribuídas até dezembro de 2011 deverão ser julgadas até o fim do ano que vem, segundo a nova meta aprovada ontem no encontro de juízes promovido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Caberá aos presidentes de tribunais de Justiça estaduais e federais acelerar os processos para que a meta seja cumprida.

Futuro presidente do CNJ e do Supremo, o ministro Joaquim Barbosa avaliou como positiva a medida por promover "mobilização importante no seio do Judiciário". Ele destacou a importância da adoção de mecanismos de combate à corrupção não apenas repressivos como preventivos.

- É bem conhecida a natural tendência à corrupção e à deslisura das mais variadas formas de poder, sobretudo quando exercida à margem de controles e de salvaguardas apropriadas - disse.

Bastante assediado durante o evento, Barbosa afirmou que há uma identificação cada vez maior da população com as questões tratadas pelo STF:

- Esse julgamento trouxe o tribunal para dentro das famílias, e o que vem acontecendo no plano pessoal é consequência disso. Há muito carinho por parte das pessoas. Sou simplesmente um cidadão que cumpre seus deveres e obrigações, nada além disso.