Título: Candidatos do Enem devem chegar uma hora antes da prova
Autor: Weber, Demetrio; Lauro Neto
Fonte: O Globo, 03/11/2012, Rio, p. 13

Disputa por mais de um milhão de vagas em universidades brasileiras começa hoje às 13h

RIO E BRASÍLIA Começa hoje a maratona dos 5,7 milhões de candidatos, sendo 409 mil do estado do Rio, que farão o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Mais de um milhão de vagas em universidades brasileiras estão em jogo nas provas aplicadas hoje e amanhã, às 13h, no horário de Brasília. Ontem, o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, procurou tranquilizar os candidatos, recomendando que cheguem uma hora antes e não esqueçam de levar documento de identidade com foto (vale RG, carteira de trabalho, carteira de habilitação, passaporte e certificado de reservista). Em caso de perda de documento, deve-se apresentar boletim de ocorrência com data de, no máximo, 90 dias antes da prova.

Na hora do exame, o candidato precisa apresentar ainda o cartão de confirmação de inscrição. Quem não recebeu o documento pode imprimi-lo no site www.sistemasenem2.inep.gov.br. Os portões de acesso aos locais do exame serão abertos às 12h e fechados às 13h. Hoje, os estudantes terão quatro horas e meia para fazer as provas de ciências humanas e ciências da natureza. Amanhã, serão cinco horas e meia, pois, além das provas de matemática e linguagens, há a redação.

Gabaritos até quarta-feira

É preciso marcar a cor correspondente da capa do caderno de questões no cartão-resposta. Quem não fizer isso estará eliminado do concurso. O cartão-resposta só pode ser preenchido com caneta esferográfica preta, fabricada com material transparente. Lápis, borracha, lapiseira e qualquer outro material estão proibidos. O mesmo vale para aparelhos eletrônicos, como calculadoras, celulares e relógios (mesmo os analógicos). Haverá controle do tempo pelos fiscais em todas as salas. Também não é permitido usar óculos escuros e artigos de chapelaria. Os gabaritos oficiais saem até a próxima quarta-feira.