Título: Estudantes terão dinheiro de volta
Autor: Moraes, Diego; Couto, Rodrigo
Fonte: Correio Braziliense, 09/10/2009, Brasil, p. 9

Quem desistir da prova será reembolsado pelos R$ 35 gastos na inscrição. Ministério da Educação adianta que resultado do exame deve ser divulgado em 5 de fevereiro

Para o ministro da Educação, Fernando Haddad, vestibular é um atraso

Em meio à insatisfação de muitos candidatos com a mudança na data do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o Ministério da Educação prometeu ontem reembolsar os estudantes que desistirem da prova. O vazamento de parte do conteúdo fez com que o teste, antes marcado para 3 e 4 de outubro, fosse adiado para 5 e 6 de dezembro. A principal reclamação dos inscritos é que a nova data é muito próxima à de outros vestibulares ¿ o que poderia atrapalhar o planejamento de quem tenta vagas em mais de uma instituição de ensino superior.

Mas quem quiser de volta os R$ 35 da inscrição só vai receber o dinheiro após a realização da prova. O ministério informou que discute com o Instituto Nacional de Estudos e Pesqusias Educacionais (Inep) a forma mais eficiente de fazer o reembolso. Mais de 4,5 milhões de pessoas se inscreveram para fazer o exame.

¿É um direito do estudante que desejar (o reembolso). Tem que encaminhar ao Inep uma solicitação¿, afirmou ontem o ministro da Educação, Fernando Haddad. O ministro informou que, como a fraude no Enem foi um imprevisto, não há sistema informatizado para lidar com o problema e que, por enquanto, o candidato terá que encaminhar os pedidos de reembolso por carta.

O MEC informou ainda que o resultado das provas do Enem deve sair em 5 de fevereiro. ¿(A data) está sendo fechada com o consórcio. Pode haver necessidade de antecipar, mas para nós é uma data satisfatória¿, afirmou o ministro. O contrato emergencial com o novo consórcio ¿ Cesgranrio e Cespe ¿ ainda não foi formalizado. A expectativa é de que isso ocorra hoje.

Haddad reiterou ontem ser contrário a licitações para a realização do exame no futuro. ¿Toda licitação envolve o componente preço e pode perder a qualidade do serviço.¿

O presidente da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), Alan Kardec Barbiero, disse que ficou satisfeito com a data para a divulgação do resultado do Enem em até 5 de fevereiro. ¿Acredito que as universidades que têm o Enem como única forma de seleção e as que utilizarão as notas apenas para a primeira fase não terão o calendário prejudicado.¿

Prouni

O ministro da Educação informou que a mudança nas datas do Enem não prejudicará o calendário do Programa Universidade para Todos (ProUni), que concede bolsas a alunos de baixa renda em instituições de ensino superior particular. Segundo ele, um dos problemas do programa no passado era que os nomes dos contemplados saiam antes da lista de aprovados na Fuvest. Mas agora a previsão é de que os resultados da Fuvest sejam divulgados antes do Enem.

¿A Fuvest capta muitos estudantes da escola pública, que acabavam abandonando a bolsa do ProUni. Quando há uma coincidência de calendários de matrícula, é benéfico para o programa¿, explicou. Haddad disse que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva prometeu apoio dos outros órgãos à realização do Enem.

Para o ministro, o governo precisa mostrar que tem condições de realizar um exame nacional. ¿É uma questão de responder se o Brasil está preparado para caminhar na direção do primeiro mundo ou se nós vamos ficar patinando no vestibular de cada insituição, o que é um atraso enorme para a educação.¿