Título: Espanha quer investimentos de ex-colônias contra a crise
Autor: Berlinck, Deborah
Fonte: O Globo, 18/11/2012, Economia, p. 36

Na inversão de papéis que marcou a 22ª Cúpula Ibero-americana, o presidente do governo espanhol, Mariano Rajoy, pediu ontem que as ex-colônias invistam mais na Espanha e que está de "braços abertos" para a região. Rajoy lembrou que a América Latina foi uma oportunidade para a Europa no passado e que, agora, a Europa seria uma oportunidade para a região.

- Apesar da crise não nos fechamos e mantivemos o nosso compromisso com a América Latina. Espanha e União Europeia mantêm sua aposta pela abertura, a segurança jurídica e investimento - disse Rajoy.

O rei espanhol Juan Carlos disse que, diante da crise, os olhos da Espanha estão "voltados para o outro lado do Atlântico" e que o país necessita de mais "Íbero-América". A cúpula terminou ontem à noite com promessas de "cooperação renovada" entre os países.

O discurso da presidente Dilma Rousseff ontem, sobre os riscos de ajustes exagerados na Europa, não convenceu José Manuel Durão Barroso, o presidente da Comissão Europeia. Ele defendeu a austeridade.

- As medidas são resultado de erros muito grandes no passado, excessiva dívida pública e privada, comportamentos inaceitáveis do sistema financeiro. A alternativa aos programas de reforma seria muito pior - disse.