Título: Menino de 12 anos leva tiro no rosto em SP
Autor: Gama, Júnia; Braga, Isabel
Fonte: O Globo, 21/11/2012, País, p. 8

Três homicídios foram registrados desde segunda-feira

SÃO PAULO Um menino de 12 anos ficou ferido após ser atingido no rosto por uma bala perdida, na noite de segunda-feira, no Jardim Valquíria, no Capão Redondo, na Zona Sul de São Paulo, um dos bairros mais violentos da Região Metropolitana. Jailson Pereira dos Santos foi levado para o pronto-socorro do Campo Limpo. Segundo informações da Secretaria Municipal de Saúde, ao dar entrada no hospital, o menino apresentava ferimento um pouco abaixo da pálpebra.

Ele foi ferido enquanto brincava perto da porta de casa. O disparo teria partido de longe, possivelmente de uma arma de pequeno calibre. A bala entrou 1,5 centímetro na testa do menino. Nenhum suspeito foi preso. O caso foi registrado no 47º DP.

Na madrugada de ontem, o menino foi transferido para o Hospital das Clínicas, onde passou por cirurgia. De acordo com o hospital, seu estado de saúde é estável, mas ainda não se pode falar em sequelas para a visão. Chegou-se a temer por algum dano cerebral, mas os médicos já afastaram esse perigo. O glóbulo ocular também não foi afetado, embora ainda vá ser submetido à avaliação oftalmológica mais rigorosa.

Outras cinco pessoas foram baleadas, entre a noite de segunda-feira e a madrugada de ontem na capital e na Região Metropolitana de São Paulo. Três morreram. Em 72 horas, no último final de semana, São Paulo teve média de oito homicídios por dia (24 assassinatos foram registrados entre sexta-feira e domingo).

Em Santo André, no ABC paulista, um homem morreu depois de ser atingido por cinco tiros por volta de 2h, na Rua Luís Gomes Paim, no Jardim Marek. Moradores escutaram tiros e chamaram a polícia. Os policiais ainda levaram o homem para o Centro Hospitalar de Santo André, mas ele não resistiu aos ferimentos e morreu. A polícia ainda não tem pistas sobre os criminosos.

Na Zona Leste, três pessoas foram baleadas na Vila Jacuí, na madrugada de ontem. Segundo a Polícia Militar, um homem em uma moto fez os disparos em três ruas diferentes. Uma delas morreu no Pronto-Socorro do bairro de Ermelino Matarazzo. A polícia diz que no local funcionava uma boca de venda de drogas. Os ataques promovidos por homens conduzindo motocicletas têm se tornando constante na onda de violência em São Paulo, registrada desde o início de outubro. Em Guarulhos, um homem foi encontrado morto com marcas de tiros na Vila Fátima. (Jaqueline Falcão )