Título: Decisão sobre Maluf vai passar por Câmara em Londres
Autor:
Fonte: O Globo, 20/11/2012, País, p. 4

Prefeitura de SP não sabe quando milhões desviados serão repatriados.

A prefeitura de São Paulo não sabe ainda quando os R$ 22 milhões desviados dos cofres do município por meio de empresas offshore ligadas ao deputado federal e ex-prefeito da cidade Paulo Maluf (PP-SP) serão repatriados. Isso porque a decisão da Justiça de Jersey ainda precisará ser confirmada pela Câmara de Lordes de Londres. Na última sexta-feira, a Justiça de Jersey, paraíso fiscal britânico, determinou a devolução dos valores ao país.

Até 16 de dezembro, os advogados das duas empresas poderão apresentar recurso, que independe da apelação em Londres. A Justiça de Jersey ainda terá que determinar os juros a serem aplicados sobre o valor - tanto a título de recomposição monetária quanto a título de punição.

- A prefeitura pedirá os juros máximos, o que elevaria o valor a ser devolvido a U$ 32 milhões (aproximadamente R$ 66,2 milhões) - afirmou o procurador-geral do município, Celso Coccaro, que não soube dizer quando o dinheiro poderá voltar aos cofres paulistanos.

A ação em Jersey contou com provas obtidas pelos Ministérios Públicos estadual e Federal, que constam de ações no Brasil ainda longe de um desfecho.

Na Justiça paulista, tramitam uma ação de improbidade administrativa e outra de indenização, sem previsão de conclusão. Outras três ações criminais relacionadas ao tema estão no Supremo Tribunal Federal (STF), por causa do foro privilegiado do político.