Título: Cracolândia ao lado da favela Parque União é alvo de nova ação
Autor: Costa, Ana Claudia
Fonte: O Globo, 23/11/2012, Rio, p. 25
Agentes levaram para abrigo 23 dependentes, incluindo 2 adolescentes.
Agentes, educadores e assistentes sociais da Secretaria municipal de Assistência Social realizaram, ontem, mais uma operação de acolhimento na cracolândia que fica ao lado da Favela Parque União, no Complexo da Maré. Ao todo, 23 usuários da droga foram recolhidos, incluindo dois adolescentes, internados compulsoriamente. A ação da prefeitura contou com a ajuda de policiais militares do 22º BPM (Maré) e agentes do Batalhão de Polícia Rodoviária da PM.
Os militares ficaram posicionados nas saídas da Avenida Brigadeiro Trompowsky, para evitar que dependentes da droga corressem pelas pistas da Avenida Brasil quando percebessem a aproximação da equipe da prefeitura. Em outras ações, eles já se puseram em risco, correndo por entre os carros que trafegavam pela via.
Ontem, uma semana depois de terem acolhido e internado a usuária de droga Adriana Motta, que estava com pneumonia, agentes a encontraram em meio ao lixo e à sujeira na Praça do Caracol, onde viciados costumam se reunir para consumir o crack. Aos educadores, ela contou que não ficou internada. Segundo Adriana, depois de receber os medicamentos, ela preferiu voltar para a cracolândia. Ontem, sob o efeito da droga, ela se negou a acompanhar os agentes mais uma vez até o Centro de Acolhimento em Paciência.