Título: Brasil pode facilitar entrada de trabalhadores
Autor: Berlinck, Deborah
Fonte: O Globo, 16/11/2012, Economia, p. 20
Dilma se encontra com Rajoy, em busca de mão de obra qualificada
CÁDIZ (Espanha) e brasília O Brasil estuda a criação de uma política de imigração, para facilitar a entrada no mercado brasileiro de mão de obra qualificada de outros países, sobretudo de europeus. Este será um dos temas do encontro que a presidente Dilma Rousseff vai ter com o presidente do governo espanhol, Mariano Rajoy, na segunda-feira, em Madrid.
Anteontem, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, disse em Brasília que o governo vai abrir a possibilidade para a entrada de profissionais de outros países, como Espanha e Portugal, para suprir a falta de mão de obra no Brasil
As discussões de Dilma com os espanhóis neste campo serão marcadas por um clima bem diferente dos últimos anos, quando centenas de brasileiros foram barrados na Espanha sem razão aparente. Agora, com a Espanha em crise e querendo vender mais produtos para o Brasil, a relação de força mudou. O número de brasileiros barrados na Espanha caiu de 1.695 em 2010 para 1.419 em 2011. Este ano, a queda foi ainda maior: 160 de janeiro a agosto. (Deborah Berlinck e Cristiane Bonfanti)