Título: Eletrobras vai adaptar seu plano de negócios
Autor: Fariello, Danilo
Fonte: O Globo, 05/12/2012, Economia, p. 27
Estatal apresentará propostas de cortes e novas estratégias
O presidente da Eletrobras, José da Costa, informou ontem que, no início do próximo ano, a diretoria deverá apresentar ao governo e demais acionistas um plano de negócios com cortes e estratégias para conquistar maior desenvolvimento da companhia em um cenário de receitas menores pela renovação das concessões.
Ainda que o decreto 7850, de sexta-feira, tenha ampliado a indenização da companhia em até R$ 4 bilhões, em uma estimativa de Costa, a Eletrobras terá de passar por cortes orçamentários no curto, médio e longo prazos. Para delimitar esse plano de negócios, a estatal está contratando uma empresa de consultoria.
- Vamos reduzir viagens, fazendo mais teleconferências; vamos reduzir publicidade, patrocínio, tudo que é supérfluo, mas sem prejuízo à qualidade de serviços e com respeito a nossos empregados - comentou.
Costa reconhece que, entre as restrições, estarão ajustes no plano de internacionalização da companhia. A empresa pode reduzir os planos de construção de usinas na Argentina e outros países da América Latina.
- A filosofia de internacionalização continua, mas pode ser ajustada - disse.