Título: Após euforia, decisão frustra defesa de réus
Autor: Souza, André de; Brígido, Carolina
Fonte: O Globo, 06/12/2012, País, p. 6

Durou pouco a euforia dos advogados dos réus do mensalão com o voto do ministro Marco Aurélio pela redução das penas de 16 dos 25 condenados no processo em curso no Supremo Tribunal Federal (STF). Depois da derrota da proposta, por 7 votos a 2, os advogados presentes à sessão não conseguiam esconder a decepção com mais um resultado desfavorável.

Marco Aurélio apresentou um voto pela redução de quase todos os condenados logo no início da sessão. O texto, longo e detalhista, surpreendeu o presidente Joaquim Barbosa e também os advogados. Eles esperavam que a redução das penas fosse discutida em algum momento, mas não imaginavam que a ideia seria levada para o plenário ainda ontem.

- Muito justo. Agora o tribunal resolveu enfrentar a questão que vinhamos propondo - disse, com um largo sorriso, o advogado Marcelo Leonado, que defende Marcos Valério.

Leonardo tinha motivos para sorrir. Marco Aurélio sugeriu a redução da pena de Valério de mais de 40 para 10 anos de prisão. Marthius Lobato, advogado do ex-diretor de Marketing do Banco do Brasil Henrique Pizzolato, mal podia se conter. Mesmo dizendo que ainda era cedo para comemorar, ele começou a fazer contas.

- Se tivermos no mínimo quatro votos iguais a esse poderemos entrar com um recurso (para pedir um novo julgamento de Pizzolato) - afirmou Marthius.

A pena de Pizzolato seria reduzida de mais de 11 para pouco mais de cinco anos.

Mas a alegria durou só até a conclusão do voto do revisor do processo Ricardo Lewandowski, o único que se alinhou à proposta. Ao final, veio o desfecho acachapante : 7 x 2 contra a revisão das penas. Aparentemente abatidos, os advogados baixavam a cabeça e se entreolhavam .

Com o semblante fechado, foram lâconicos nas respostas sobre a frustrada reviravolta.

- Só posso dizer que o voto do ministro Marco Aurélio humaniza o julgamento. Decepção não faz parte do meu vocabulário - limitou-se a dizer Marcelo Leonardo.

- O resultado foi o esperado. Não teve alteração (nas penas) - disse, ainda desconcertado, Marthius Lobato.

dirceu faz encontro no rio

O ex-ministro José Dirceu participou ontem à tarde de um encontro com sindicalistas ligados à Federação Única dos Petroleiros em um hotel no Centro do Rio. A reunião foi reservada e Dirceu evitou falar sobre o mensalão. Sua passagem pelo Rio não incluiu eventos públicos. Parlamentares fluminenses ligados a Dirceu não participaram do encontro, pois estavam no Congresso Nacional.