Título: Presidente está em 18º na lista da Forbes
Autor: Weber, Demétrio
Fonte: O Globo, 06/12/2012, País, p. 8

Obama lidera ranking dos mais poderosos; Dilma é 3ª mulher, atrás de Angela Merkel e Sonia Gandhi

A presidente Dilma Rousseff aparece na 18ª posição entre as pessoas mais poderosas do mundo, segundo a lista publicada ontem pela revista "Forbes". Ela é a terceira mulher no ranking, atrás da chanceler alemã Angela Merkel (segundo lugar geral) e a presidente do Partido do Congresso da Índia, Sonia Gandhi (em 12º).

A lista leva em consideração a população sobre a qual essas personalidades exercem poder, os recursos que controlam, o número de áreas que sua influência alcança e como a utilizam. Dilma, que dirige a sexta maior economia do mundo, está na lista porque "colocou ênfase no fomento do empreendedorismo que inspirou uma nova geração de empresários", segundo a revista. Em 2011, ela ficara na 22ª posição.

Seis mulheres estão na lista: além de Dilma, Merkel e Sonia, aparecem a diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional, a francesa Christine Lagarde (38º), a diretora-geral da Organização Mundial da Saúde, a chinesa Margaret Chan (58º), e a secretária de Saúde dos EUA, Kathleen Sebelius (68º).

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, é a pessoa mais poderosa do mundo pelo segundo ano consecutivo, seguido pela chanceler alemã, Angela Merkel, e pelo presidente russo, Vladimir Putin. Obama lidera o ranking por ser "o comandante-chefe do Exército mais poderoso do mundo e a cabeça da superpotência econômica e cultural", segundo a Forbes. Ele chegou ao posto graças a sua contundente vitória eleitoral, embora "ainda enfrente grandes desafios, incluindo a crise orçamentária, uma taxa de desemprego elevada e o renovado mal-estar no Oriente Médio".