Título: Justiça encaminha à Câmara documentação sobre Valdemar, do PR
Autor: Lima, Maria; Sassine, Vinicius
Fonte: O Globo, 30/11/2012, País, p. 7
O presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia (PT-RS), informou ontem que recebeu da Justiça Federal documentos da operação Porto Seguro nos quais o deputado Valdemar Costa Neto (PR-SP) é citado. A operação revelou o esquema de compra de pareceres técnicos fraudulentos em órgãos do governo federal.
Segundo Maia, são cerca de 40 páginas retiradas do inquérito aberto para investigar as irregularidades. O documento traz conversas envolvendo Valdemar, conforme informou O GLOBO na última segunda-feira. A PF identificou 1.179 ligações telefônicas feitas do restaurante japonês de Paulo Vieira para o deputado Valdemar e integrantes de seu partido, o PR. Em um dos telefonemas, Paulo Vieira pede ao deputado a indicação de um vereador de Santos, cidade do litoral paulista, para a assinatura de uma representação junto ao Tribunal de Contas da União (TCU).
- Eu já abri o envelope, fiz uma leitura rápida, por cima. Mas o que aparece são as conversas que vocês já sabem envolvendo Valdemar Costa Neto. Não há nenhuma outra novidade no material que foi enviado, pelo menos para a Câmara dos Deputados. Mas eu vou poder falar com mais segurança depois que passar na análise técnica da Câmara, para quem já enviei o material. Eles vão fazer leitura mais pormenorizada - afirmou Maia, pouco antes da cerimônia de posse do ministro Teori Zavascki no Supremo Tribunal Federal.
Também ontem, a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) instaurou sindicância para apurar o envolvimento de servidores e dirigentes com o esquema desbaratado pela PF.