Título: Sem Sarney, veto a royalties pode ser analisado hoje
Autor: Fariello, Danielo
Fonte: O Globo, 12/12/2012, Economia, p. 36

A deputada Rose de Freitas (PMDB-ES), vice-presidente da Câmara e que comanda as sessões do Congresso na ausência do presidente do Senado, José Sarney, prometeu colocar hoje em votação o requerimento de urgência para a análise dos vetos da presidente Dilma a artigos do projeto que redistribui royalties do petróleo. Rose, informou ontem à noite que presidirá a sessão do Congresso e não acredita no cancelamento por falta de quórum:

- Vou colocar em votação o requerimento de urgência.

Mais cedo, Sarney sinalizara que a votação só ocorreria no ano que vem. Ele disse que a prioridade na sessão do Congresso, adiada de ontem para hoje, será a votação de créditos especiais ao Orçamento da União e não o requerimento de urgência.

- Temos 49 projetos de créditos especiais para votar. Sem essa votação, a administração pública fica comprometida.

Segundo Sarney, a sessão foi adiada a pedido de líderes partidários, porque não haveria quórum. Entre os presentes na reunião sobre o assunto estavam o líder do governo, senador Eduardo Braga (PMDB-AM); o líder do PMDB, senador Renan Calheiros (AL); e representantes de estados não produtores de petróleo, como o senador Wellington Dias (PT-PI).

O governo busca um entendimento para evitar a derrubada. Parlamentares de Rio, Espírito Santo e São Paulo pretendem obstruir a sessão, para manter a decisão presidencial que preserva contratos em vigor nas áreas licitadas. (Colaboraram Danilo Fariello, Isabel Braga e Paulo Celso Pereira)