Título: Jefferson diz que Valério não tem credibilidade
Autor: Roxo Sérgio
Fonte: O Globo, 12/12/2012, País, p. 11

O presidente licenciado do PTB e delator do mensalão, Roberto Jefferson, chamou ontem o operador do esquema, Marcos Valério, de "canalha". Jefferson comentou em seu blog o depoimento do operador do mensalão à Procuradoria Geral da República, revelado pelo jornal "O Estado de S. Paulo". Para Jefferson, a credibilidade do "carequinha" - como se refere a Valério - é "zero".

"A história contada por Marcos Valério às procuradoras não me pareceu crível. Ele pode provar o que disse? Além do mais, delação premiada para salvar o próprio coro é coisa de canalha", diz Jefferson em sua página na internet.

Condenado a sete anos e 14 dias por ter recebido dinheiro do esquema do mensalão, Jefferson diz, ainda, que Valério ficou "magoado" após a condenação definida pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

"Com as luzes do julgamento do mensalão prestes a apagar, pelo menos por ora, o depoimento sigiloso, prestado a título de delação por Marcos Valério, é vazado ao "Estadão". Valério foi ouvido por duas procuradoras da República depois de ter sido condenado a 40 anos de prisão pelo STF. Magoado, ele envolve Lula diretamente no esquema de seus empréstimos, inclui o caso do prefeito Celso Daniel na história e tempera tudo com uma ameaça de morte que teria recebido do PT. A credibilidade do carequinha, no entanto, já transitou em julgado, é zero".

Em seu depoimento ao MPF, Valério disse que os empréstimos considerados fraudulentos pelo STF tiveram aval de Lula.