Título: Sarney deixou comando da sessão para vice da Câmara
Autor: Krakovics, Fernanda ; Coelho, André
Fonte: O Globo, 13/12/2012, Economia, p. 27

Presidente do Senado evitou se indispor com estados não produtores

Sem querer se indispor com a presidente Dilma Rousseff, nem com os parlamentares representantes dos 24 estados não produtores de petróleo, o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), deixou para a vice-presidente da Câmara, deputada Rose de Freitas (PMDB-ES), a espinhosa tarefa de presidir a sessão de ontem do Congresso, na qual foi aprovado requerimento de urgência para apreciar os vetos de Dilma a artigos do projeto que redistribui os royalties do petróleo.

Pela manhã, Sarney participou da entrega da medalha de Grã Cruz da Ordem do Mérito do Congresso a ministros e ex-ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). À tarde, enquanto a sessão do Congresso pegava fogo, Sarney estava na posse do novo presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), ministro Augusto Nardes. Ele voltou ao Senado por volta das 18h.

Na véspera, Sarney informara que não presidiria a sessão porque assumiria interinamente a Presidência da República. Mas isso só ocorreu à noite, e a votação do requerimento estava marcada para o meio-dia. De hoje a domingo, Sarney é o presidente da República interino, 22 anos após deixar o cargo. Sua condução ao posto foi articulada pelo Planalto para homenageá-lo e para esvaziar a sessão do Congresso que analisaria o requerimento de urgência, estratégia que não funcionou.

Parlamentares do Rio disseram que Sarney, com sua experiência, poderia ter evitado a votação do requerimento. Mas ele vinha sendo pressionado por sua filha, a governadora Roseana Sarney (MA), para fazer essa votação.

- A ausência do senador Sarney é questionável - reclamou o deputado Hugo Leal (PSC-RJ).