Título: Pesquisa indica que Dilma e Lula venceriam em primeiro turno
Autor:
Fonte: O Globo, 17/12/2012, País, p. 6

Presidente e antecessor levam vantagem em qualquer cenário eleitoral

No Ceará. Dilma inaugurou obras em Fortaleza e evitou comentar pesquisa

SÃO PAULO e FORTALEZA - Se as eleições presidenciais acontecessem hoje, quase dois anos antes do previsto, o PT venceria a disputa. Segundo pesquisa Datafolha divulgada ontem pelo jornal "Folha de S.Paulo", tanto a presidente Dilma Rousseff como seu antecessor, Luiz Inácio Lula da Silva, ganhariam em primeiro turno em todos os cenários avaliados. Os índices de Dilma variaram entre 53% e 57%, dependendo dos concorrentes. Lula ficou com 56% no único cenário em que foi incluído.

Depois deles, o nome com melhor desempenho foi o da ex-ministra do meio Ambiente Marina Silva (sem partido), que oscilou entre 13% e 18%. Em seguida, apareceu o ex-governador de Minas Gerais, Aécio Neves (PSDB), com intenções de voto de 9% a 14%. O instituto ouviu 2.588 pessoas na quinta-feira. A margem de erro é de dois pontos percentuais.

Ontem, em Fortaleza, Dilma não quis comentar os resultados. No principal cenário analisado pela pesquisa, ela teria 57% dos votos, seguida por Marina, com 18%, e Aécio, com 14%. Na disputa com o governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), ela teria 54% dos votos, Marina, 18%, Aécio, 12%, e Campos , 4%.

A sondagem também avaliou uma possível participação do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa. Contra Dilma, o magistrado teria 9%. Contra Lula,o presidente da Suprema Corte teria 10%.