Título: China suspende compra de carne bovina do Brasil
Autor: Bonfanti, Cristiane
Fonte: O Globo, 14/12/2012, Economia, p. 31

A China suspendeu ontem as importações de carne bovina brasileira devido a temores relacionados à identificação do agente causador da doença da vaca louca em um animal que morreu no Paraná há dois anos. Esse foi o terceiro país a anunciar a interrupção das compras do produto em menos de uma semana, depois de Japão e África do Sul.

O Ministério da Agricultura informou que enviará missões oficiais para os três países que suspenderam as compras para prestar esclarecimentos sobre o "caso não clássico do agente da encefalopatia espongiforme bovina (EEB)", como é conhecida a doença. As suspensões já preocupam o governo, que teme um retrocesso maior na balança comercial.

Segundo o órgão, os três países já receberam informações do governo brasileiro. Por meio de nota, o secretário-executivo do ministério, José Carlos Vaz, disse que "é natural, ao tomar conhecimento via imprensa, que a reação de alguns países seja de cautela". O governo intensificou os contatos com os maiores importadores da carne bovina brasileira. "O rebanho brasileiro é de qualidade, o Sistema Veterinário Brasileiro é um dos melhores do mundo e, em breve, as negociações serão normalizadas", previu o secretário de Defesa Agropecuária, Ênio Marques.

O governo reiterou que, no caso do Paraná, houve apenas a identificação do causador da doença, mas que o animal foi vítima de morte súbita. Nos comunicados, a estratégia do Ministério da Agricultura é informar que a situação foi isolada e que a Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) manteve o status do Brasil como "país de risco insignificante" para a doença.

A Embaixada do Irã, sexto maior importador de carne bovina brasileira, informou ao GLOBO que está consultando a Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) e autoridades brasileira.

A estimativa da Associação de Comércio Exterior do Brasil (AEB) é de que a exportação de carnes bovinas, preparações alimentícias e conservas de bovinos fique em US$ 5 bilhões este ano, um recuo ante os US$ 5,4 bilhões registrados no ano passado. Na avaliação do presidente da associação, José Augusto Castro, a simples propagação de informações sobre a identificação do causador da doença levanta suspeitas e pode levar outros países a criarem entraves.

A presidente Dilma Rousseff iniciou ontem sua primeira visita oficial à Rússia, cuja pauta inclui o embargo dos russos às importações de carne de três grandes estados produtores: Rio Grande do Sul, Paraná e Mato Grosso, que se arrasta desde junho de 2011, por questões sanitárias. A carne é o principal produto de exportação do Brasil para a Rússia.