Título: Dilma inaugura Castelão
Autor: Lyra, Paulo de Tarso
Fonte: O Globo, 17/12/2012, Política, p. 3

Presidente participa de cerimônia no estádio cearense e reafirma a capacidade do país de promover uma grande festa em 2014

A presidente Dilma Rousseff inaugurou ontem o primeiro estádio dos que serão utilizados na Copa das Confederações de 2013 e na Copa do Mundo de 2014: o Castelão, em Fortaleza. Dilma, que chegou de viagem da Rússia na madrugada de ontem e, antes da arena esportiva, visitou o Hospital da Mulher na capital cearense, aproveitou para exaltar a conquista do campeonato mundial de clubes pelo Corinthians. “Inauguramos o novo estádio do Castelão hoje (ontem), 16 de dezembro, em um momento especial de sorte e vitória. Neste domingo, o Corinthians se sagrou campeão interclubes. Esse fato mostra que o Brasil é capaz das duas coisas: ganhar nos campos de futebol e construir estádios dessa categoria”, ressaltou a presidente, durante discurso na solenidade.

Dilma discursou na semana seguinte em que a Federação Internacional de Futebol (Fifa) questionou a capacidade de organização do país após os incidentes ocorridos na final da Copa Sul-Americana, no Morumbi, envolvendo o São Paulo e o time argentino Tigre. “A conclusão da arena cearense e o título corintiano demonstram que o Brasil é capaz de ganhar dentro e fora do campo”, afirmou.

Para a presidente, a inauguração de ontem serve para calar os críticos: “Muitos diziam que não éramos capazes de entregar um estádio com a qualidade internacional desse, o Castelão. Hoje, começamos a mostrar que somos, sim, capazes. A obra está aí”, reiterou. Dilma prometeu participar de todas as inaugurações de novos estádios até o próximo ano, incluindo o Mineirão, em Belo Horizonte, a ser entregue na sexta-feira.

A solenidade, na qual a presidente deu o pontapé inicial do novo estádio, contou com a presença do governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz (PT), como um dos convidados. O governador do Ceará, Cid Gomes (PSB), e o prefeito eleito de Fortaleza, Roberto Cláudio(PSB), eram os anfitriões da cerimônia. “A festa foi muito bonita, o povo aqui está muito animado. Aproveitei para convidar a presidente Dilma para a inauguração do nosso estádio em Brasília”, disse Agnelo ao Correio, por telefone.

Confiança Para o governador, a inauguração do Castelão aumenta o otimismo e a confiança dos brasileiros de que o país será capaz de fazer uma grande Copa do Mundo daqui a dois anos. “É um belo estádio, algo muito bacana para o país”, elogiou ele, após cumprimentar uma das atrações musicais da festa, o cantor Fagner.

Agnelo declarou que o Estádio Nacional de Brasília está com as obras adiantadas e que será entregue em abril do ano que vem, dentro das comemorações dos 53 anos de Brasília. “Será o nosso maior presente para a cidade no dia de seu aniversário”, prometeu. A exemplo da arena cearense, o governador do Distrito Federal afirmou que o novo estádio não ficará restrito apenas a eventos esportivos. “Será um grande centro de lazer cultural para a nossa cidade”, afirmou.

A expectativa de Agnelo é que o Estádio Nacional se transforme em um polo de atividades de turistas e também dos moradores da capital federal. “Teremos restaurantes, centros comerciais e atividades culturais. Um grande centro multiúso para a nossa cidade, para ser desfrutada pelos próximos 100 anos.”

O governador espera que, com isso, novos investimentos e empresas sejam atraídos para a cidade, aumentando a qualidade de vida de Brasília, a exemplo do que ocorrerá com o estádio inaugurado ontem no Ceará. “Esse será o grande legado que a Copa deixará para os brasileiros”, apostou.

A Arena Castelão é o primeiro palco da Copa de 2014 a ser concluído no país. Com capacidade para cerca de 64 mil pessoas, a ampliação e a reforma da estrutura custaram R$ 518,6 milhões.

“A festa foi muito bonita, o povo aqui (em Fortaleza) está muito animado. Aproveitei para convidar a presidente Dilma para a inauguração do nosso estádio em Brasília” Agnelo Queiroz, governador do Distrito Federal