Título: Vaca louca: Japão suspende importação de carne brasileira
Autor:
Fonte: O Globo, 10/12/2012, Economia, p. 24

Proibição acontece após país ter notificado morte de animal em 2010

Tóquio O Japão anunciou ontem que suspendeu as importações de carne do Brasil depois que o país notificou a Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) sobre ter identificado a presença do causador da doença da vaca louca em uma fêmea bovina que morreu no Paraná, em 2010.

O organismo internacional, no entanto, afirma que a morte não foi causada pela doença e que o Brasil continua com o status de país de "risco insignificante para encefalopatia espongiforme bovina (EEB)", conhecida como mal da vaca louca.

O Japão importou 1,43 mil toneladas de carne bovina brasileira em 2011, cerca de 0,3% do total de importações do alimento no país, segundo dados do Ministério da Agricultura do governo japonês.

A OIE tem mantido o status do Brasil como país com risco insignificante de EEB, confirmaram funcionários do governo brasileiro. Segundo esses funcionários, o país recorrerá a ações legais, se necessário, contra qualquer importador que tente usar informações sobre a doença para bloquear a exportação do produto brasileiro.

MUTAÇÃO FEZ SURGIR PROTEÍNA

O Brasil é o maior exportador de carne do mundo e vende apenas o produto termicamente tratado ao Japão, já que o país asiático não tem autorização para importar carne fresca do Brasil, em função dos riscos de febre aftosa.

Os resultados dos testes realizados este mês na Inglaterra confirmaram a presença da proteína que causa o mal da vaca louca, que possivelmente surgiu após uma mutação genética espontânea na vaca de 13 anos. Mas os estudos mostram também que o animal dificilmente desenvolveria a doença, uma vez que a presença da proteína é considerada um caso atípico de EEB.

O surto da doença da vaca louca em Europa, América do Norte e Japão na última década levou, muitas vezes, os importadores de carne a solicitar embargo do produto, causando caos na indústria.