Título: Nota da redação do Enem vaza por meia hora em site do MEC
Autor: Lins, Leticia
Fonte: O Globo, 28/12/2012, País, p. 7

Resultado só será divulgado hoje; consulta a vagas já está liberada

SÃO PAULO Uma falha no site do Ministério da Educação (MEC) permitiu que estudantes que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) visualizassem na tarde de ontem suas notas na prova de redação antes da divulgação oficial do resultado do exame, que ocorre hoje. A assessoria de imprensa do MEC confirmou a falha, mas não soube informar quantos alunos tiveram acesso às notas.

De acordo com o MEC, o acesso foi possível por meia hora para alunos que estavam logados no site do Enem com seu CPF e senha. Apenas a nota da redação foi disponibilizada. Segundo a assessoria do MEC, não houve invasão de terceiros no sistema. A falha foi causada durante uma "carga" no sistema feita pela equipe técnica do Ministério da Educação que fazia o preparativo para a divulgação completa dos resultados de todas as provas, o que acontece hoje.

Estudante conseguiu ver sua nota

Raul Carvalho Ciarlini, de 18 anos, afirmou ao site G1 que um colega de classe de sua irmã avisou os amigos pelo Facebook que havia conseguido acessar sua nota da redação pelo site. Ele e a irmã prestaram o Enem neste ano, apesar de ele já estudar Direito na Universidade de Fortaleza (Unifor).

- Ela nem tentou (ver a nota), estava com medo de ver. Mas eu consegui acessar a minha - contou o estudante.

Segundo Ciarlini, apesar de o primeiro campo da página não conter a opção 2012 (o menu só indica ter as notas dos exames de 2009, 2010 e 2011), ao inserir seus dados do Enem deste ano nos campos seguintes, conseguiu acesso à página de resultados. Segundo ele, todas as notas das provas objetivas estavam zeradas, menos a de redação.

- Eu e mais umas duas pessoas conseguimos ver, não sei se é a nota verdadeira - contou Ciarlini.

Site divulga 129 mil vagas em disputa

O MEC liberou ontem a consulta às 129.279 vagas nos 3.751 cursos das 101 instituições de ensino superior cadastradas no Sistema de Seleção Unificada (Sisu 2013). Os candidatos devem acessar o hotsite do Sisu. As inscrições estarão abertas entre 7 e 11 de janeiro. Podem participar apenas candidatos que tenham feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2012 e obtido nota superior a zero na redação. As notas das provas devem ser divulgadas hoje.

O estudante poderá se inscrever em até duas opções de vaga e deverá especificar, em ordem de preferência, as suas escolhas em instituição, local de oferta, curso e turno. No ato da inscrição, o candidato também deve informar a modalidade de concorrência, podendo optar pelas vagas reservadas em decorrência da Lei de Cotas ou demais políticas de ações afirmativas eventualmente adotadas por cada instituição, bem como as vagas destinadas à ampla concorrência.

Não haverá cobrança de taxas para a participação no processo seletivo, e, durante o período de inscrição, o estudante poderá alterar as suas opções ou efetuar o seu cancelamento. Para auxiliar os candidatos, o Sisu disponibilizará a nota de corte para cada instituição, local de oferta, curso, turno e modalidade de concorrência, que será atualizada periodicamente conforme o processamento das inscrições efetuadas.

O processo seletivo do Sisu referente à primeira edição de 2013 será constituído por duas chamadas sucessivas. A primeira será em 14 de janeiro, e a segunda, em 28 de janeiro. O estudante poderá consultar o resultado das chamadas no site do Sisu.

No caso de notas idênticas, o desempate entre os estudantes será efetuado conforme os resultados obtidos nas provas, na seguinte ordem de critérios: Redação; Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; Matemática e suas Tecnologias; Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Ciências Humanas e suas Tecnologias.

As matrículas nas instituições participantes serão nos dias 18, 21 e 22 de janeiro, para primeira chamada, e 1º, 4 e 5 de fevereiro, para a segunda. Já o lançamento da ocupação das vagas no Sisu pelas instituições participantes será de 18 a 25 de janeiro, para a primeira chamada, e de 1º a 8 de fevereiro, para a segunda.

O candidato que desejar participar da lista de espera pelas vagas que não forem ocupadas nas duas primeiras chamadas deverá manifestar seu interesse por meio do site, entre 28 de janeiro e 8 de fevereiro. Nesse caso, porém, somente poderão ser escolhidas vagas para o curso correspondente à primeira opção do candidato.