Título: MEC não fez avaliação in loco na UFF
Autor: Lauro Neto; Giolito, Paula
Fonte: O Globo, 21/12/2012, País, p. 11

Pasta alega que instituição deveria ter requisitado visita; vestibular pode voltar em 2013

O diretor da Escola de Arquitetura e Urbanismo (EAU) da UFF, Werther Holzer, disse ontem que o Ministério da Educação (MEC) não fez visitas técnicas à faculdade em 2008 e 2011, anos em que foi reprovada no Conceito Preliminar de Cursos (CPC). A segunda nota 2 consecutiva, considerada insatisfatória pela avaliação, provocou a suspensão do vestibular na EAU pelo MEC. O ministério informou que o ingresso de novos alunos pode voltar ainda em 2013 se forem cumpridas as exigências da pasta.

Um dos critérios em que a escola recebeu a nota 0 foi o de infraestrutura. Holzer reconheceu os problemas, mas alegou que a reprovação foi provocada pelo boicote dos alunos ao Enade.

- Há uma avaliação de infraestrutura na prova do Enade, e ficamos com 0, porque os alunos deixaram a prova em branco. Fomos pegos de surpresa, porque deveria vir uma comissão de avaliação do MEC, mas não tivemos nenhuma visita em 2008 nem em 2011 para conferir se a infraestrutura correspondia a essa nota. Não sabem o que está acontecendo aqui. Temos problemas de infraestrutura que todas as universidades federais têm, mas tentamos resolver da melhor forma possível - alegou Holzer.

O MEC alegou que não houve avaliação in loco na UFF em 2008 porque a instituição não entrou com pedido de renovação de reconhecimento naquele momento - o que leva à visita dos avaliadores - mesmo tendo obtido nota 2. Com a reincidência no baixo conceito, a visita ocorrerá necessariamente. O MEC ressalta que, a partir de agora, a visita é automática para todas as instituições que obtêm CPC 1 e 2.

Holzer contesta a suspensão do vestibular. Ele tem a esperança de o MEC voltar atrás da decisão e permitir que a escola possa preencher as 37 vagas para cada semestre de 2013. Como o curso exige um teste de habilidades específicas (THE), a classificação não se dá pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), mas com uma combinação da nota desta prova com a do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem).

- Vamos recorrer com a esperança de reverter esse quadro. Continuaremos preparando o THE, como se nada tivesse acontecido. É um desperdício não preencher esse número de vagas numa escola pública, gratuita e de qualidade. O curso é formado por 90% de professores doutores, com um programa de pós-graduação de mestrado e doutorado recente e com nível 4 na Capes - complementa ele.

Segundo o MEC, as instituições que obtiveram resultados insatisfatórios no CPC, mas com tendência positiva, caso da UFF, terão de cumprir uma série de medidas para liberar seus processos seletivos em 2013. A primeira é preencher um protocolo de compromisso, com metas, no sistema e-MEC. Em seguida, precisam apresentar um plano de providências das medidas saneadoras. A partir daí, deverão adotar as providências necessárias e monitorar o processo de saneamento.

Os reitores das universidades e institutos federais irão a Brasília na próxima semana para uma reunião com gestores do MEC, com o objetivo de avaliar a causa dos baixos conceitos, a partir da análise de cada CPC. Segundo nota da pasta, "o MEC apoiará as instituições na solução dos problemas, sejam de infraestrutura, de organização pedagógica dos cursos ou no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade)".

Ciro Najar, aluno do 3º período da EAU, é contra a forma como o Enade avalia a instituição:

- O curso tem ensino que valoriza modelos integrados na sociedade, e isso passaria batido na prova. É um diferencial. Não me importo com a avaliação negativa, estou muito satisfeito com a formação, com o corpo docente.

O Diretório Acadêmico do curso de Arquitetura e Urbanismo emitiu nota alegando que o conceito mínimo atribuído à EAU no Enade é exclusivamente em decorrência do boicote à prova. "Boicotamos porque acreditamos que é necessária uma avaliação de verdade, em que todos os cursos devam ter sua qualidade física e pedagógica fiscalizada, e não condicionada à nota de uma prova que tem seus resultados como maquiagem sobre as demais carências das instituições", diz a nota.