Título: Ar-condicionado para de funcionar, e passageiros sofrem
Autor: Werneck, Antônio
Fonte: O Globo, 21/12/2012, Rio, p. 12
Infraero instala climatizadores e ventiladores e diz que problema deve ser sanado até domingo
Estufa. Passageiro usa o papel para se abanar. Passageiros do Aeroporto Santos Dumont sofreram, na manhã de ontem, com o forte calor no saguão. Segundo a Infraero, um problema técnico deixou o local sem ar-condicionado. Muitas pessoas que chegavam ao aeroporto tentavam driblar o calor se abanando com pedaços de papel ou leques. De acordo com funcionários de lojas do aeroporto, o ar-condicionado já vinha apresentando problemas há cerca de dois meses e, por volta da meia-noite de quarta-feira, parou de funcionar. A previsão é que o sistema de refrigeração seja normalizado até domingo.
A farmacêutica Tânia Oishi, de 30 anos, disse que na sexta-feira passada esteve no aeroporto, e o ar-condicionado também estava desligado.
- Essa situação é absurda. O Rio é uma cidade quente, e temos que ficar no aeroporto sem ar-condicionado.
Com um leque nas mãos, Gabriela Ambrósio, de 30 anos, acompanhava a avó Alzira Martins, de 86. Ela estava preocupada que a avó passasse mal.
- Imagina os turistas chegando aqui, na Copa e nas Olimpíadas, e tendo como primeira impressão todo esse calor. O Rio vai fazer feio - disse Gabriela.
Em nota, a Infraero informou que trabalha para restabelecer o funcionamento do ar-condicionado o mais brevemente possível. Ainda de acordo com a nota, para minimizar o problema no saguão do aeroporto, foram instalados climatizadores e ventiladores, totalizando 25 aparelhos.