Título: Anac interpela Gol por falha no check-in
Autor: Haidar, Daniel
Fonte: O Globo, 10/01/2013, Economia, p. 22

Houve atraso em cerca de 40% dos voos domésticos e internacionais

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) informou ontem que cobrou explicações da Gol pela falha no sistema de check-in da companhia nos aeroportos do Rio de Janeiro durante a manhã. O problema atrasou voos da companhia aérea em todo o país.

De acordo com o último balanço da Infraero até o fechamento da edição, das 0h às 21h a Gol foi a companhia aérea com a maior quantidade de voos atrasados e cancelados no dia. A situação foi normalizada, de acordo com a companhia aérea, mas, até 21h, 291 voos domésticos sofreram atrasos, ou 39,4% dos programados, e 53 operações foram canceladas (7,2% do total). Nos voos internacionais, 11 voos ficaram atrasados, ou 42,3% dos programados.

A cobrança da Anac foi enviada por ofício à empresa, em que foi requisitada a comprovação de que eventuais passageiros prejudicados foram assistidos. No caso de atraso superior a quatro horas, a resolução nº 141/2010 da Anac exige que a companhia aérea embarque o passageiro em voo próprio para o mesmo destino na primeira oportunidade ou reembolso integral do bilhete.

Em comunicado enviado ao GLOBO, a Anac lembrou que falhas no check-in da Gol já resultaram na abertura de um processo administrativo no fim do ano passado para verificar as condições dos sistemas da empresa.

Reflexos fora do Rio

De acordo com a Gol, o problema durou das 8h30m às 9h30m e foi reflexo de um momento de instabilidade na conexão de dados com o sistema de embarque. Isso fez a companhia acionar um sistema de backup para realizar o check-in no Galeão e no Santos Dumont. Como muitos voos fazem escala no Rio, o problema atrasou diversas operações.