Título: Dilma quer em 2013 'um Pibão grandão'
Autor: Gois, Chico de; Gama, Júnia
Fonte: O Globo, 21/12/2012, Economia, p. 41
Para a presidente, ano que vem será de crescimento
No dia em que o Banco Central (BC) confirmou a previsão de um "pibinho" de 1% este ano, a presidente Dilma Rousseff declarou, após a cerimônia de anúncio do programa de investimentos em aeroportos, que espera um "pibão" em 2013. Para a presidente, ano que vem será de crescimento e avanço sustentável.
Dilma não quis comentar o baixo crescimento de 2012, nem cravou uma projeção de expansão da economia para o próximo ano. A presidente afirmou que quer dobrar o PIB per capita , mas, outra vez, não deixou claro em que período. Perguntada que PIB queria ano que vem, respondeu:
- Um pibão grandão.
A presidente mostrou-se confiante no crescimento maior do país em 2013, afirmando que o governo está tentando criar um ambiente de negócios. Ela lembrou que o governo baixou os juros e está tratando de remover entraves aos investimentos. Dilma reafirmou que tem como compromisso reduzir a carga tributária, eliminar a logística cara e ineficiente. Tudo isso, na sua avaliação, permitirá que 2013 seja melhor do que este ano, do ponto de vista de crescimento econômico:
- Tenho certeza de que iremos ter um 2013 de crescimento e avanço na nossa economia. De avanço sustentável, porque queremos um crescimento sustentável no país, um crescimento que seja constante. (...) Vamos ter um 2013 no qual vamos colher todos os frutos dessa trajetória de 2012, em que conseguimos definir uma política de logística, concluída agora com este marco dos aeroportos e da aviação, que iniciou com a ferrovia, com a rodovia e com os portos, que também teve um marco importante na queda dos juros, na redução da tarifa de energia, que, aliás, foi aprovada ontem; que teve um outro marco importante no fato de que praticamos uma taxa de câmbio mais realista.