Título: Marina é enquadrada
Autor: Mariz, Renata
Fonte: Correio Braziliense, 10/10/2009, Política, p. 2

Dilma tenta desvincular pré-candidata do PV do projeto político do presidente Lula

Wagner ao lado da mulher, Fátima: aliança com PMDB ameaçada

Salvador ¿ Numa mostra de como vai encarar sua possível rival nas eleições de 2010 para a Presidência, a ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, desvinculou a atuação de Marina Silva, ex-ministra do Meio Ambiente pelo PT e atual PV, do garoto-propaganda que qualquer candidato quer ter. ¿Ela tem um projeto alternativo que não podemos desconsiderar, que merece o nosso respeito. Mas é preciso deixar claro que a ex-ministra não representa o projeto do presidente Lula¿, afirmou Dilma, em frente à Basílica de Nosso Senhor do Bonfim, em Salvador, onde participou de uma missa em agradecimento à cura de um câncer linfático.

De uma só vez, a ministra silenciou sobre duas questões importantes: a própria candidatura e a iminente dissolução da aliança entre PT e PMDB na Bahia para o governo, depois que o ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima, decidiu entrar na disputa com o governador petista Jaques Wagner. ¿Não falo em dois palanques porque para ter palanque precisamos ter eleição. E nós não temos ainda eleição¿, disse Dilma. Da mesma forma escorregadia, ela destacou não saber se sairá candidata ainda. ¿Tenho que ser indicada primeiro. Não vou falar sobre futuro ou hipótese.¿

Apesar dos rodeios da própria ministra em torno do assunto, todos tentaram tirar uma ¿casquinha¿ da candidata do presidente Lula. ¿Ela carrega uma imagem importante de seriedade, competência e sobretudo conhecimento do país, inclusive da Região Nordeste¿, analisou o deputado baiano Mário Negromonte, líder do PP na Câmara, que na esfera estadual apoia Jaques Wagner e na nacional tende para Dilma. Negromonte não acompanhou as autoridades no primeiro dia da visita de Dilma, mas iria se integrar ao grupo ontem à noite, em um jantar.

Porém, não faltaram parlamentares estaduais e federais, prefeitos e curiosos na visita da ministra a Feira de Santana, a pouco mais de 100km de Salvador. Dilma esteve lá ontem para a cerimônia de assinatura da concessão da BR-234 e das obras de duplicação da BR-116. Durante os pronunciamentos, Geddel Vieira Lima se mostrou muito à vontade com a ministra. Cochichos e brincadeiras eram trocados pelos dois. Entretanto, Dilma não saiu do lado de Jaques Wagner, o anfitrião da ministra na Bahia, durante todo o dia.

Racha estadual

O PT já considera a possibilidade de fazer dois palanques na Bahia, em virtude da disposição de Geddel Vieira Lima de concorrer ao governo.

A condição é que Jaques Wagner indo para segundo turno, o ministro da Integração Nacional o apoie.

E vice-versa. A preocupação é a eventual quebra de um pacto como esse por parte de Geddel, já que o PMDB tem a tradição de mudar de rumo ao sabor das conveniências.