Título: Estudantes apontam dificuldades para ver dados
Autor: Weber, Demétrio; Avellar, Simone
Fonte: O Globo, 29/12/2012, País, p. 7

Estudantes que tentaram acessar os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2012, divulgados ontem pelo MEC, enfrentaram a lentidão do sistema e relataram dificuldades até mesmo para recuperar senhas. Muitos contaram, por meio das redes sociais, que, ao tentar ver a nota, receberam a mensagem de "erro inesperado". Os estudantes que precisaram alterar a senha também relataram complicações.

A assessoria de imprensa do MEC reconheceu que o sistema sofreu sobrecarga, devido ao grande número de pessoas tentando acessar o site ao mesmo tempo. Segundo o órgão, entre 8h40m e 16h, 1,54 milhão candidatos já haviam conferido o boletim de desempenho. À tarde, após a tentativa de ataque de hackers ao site do Enem, os problemas persistiram.

A universitária carioca Gabriela Caesar queria ver o desempenho da mãe, que quer cursar Letras, no exame. O processo, que deveria ser rápido, no entanto, levou horas.

- O sistema não estava aceitando a senha que achávamos que era a correta, então pedimos para recuperar. Só que levou uma hora e meia para eles mandarem a nova senha para e-mail/SMS - afirmou Gabriela.

As notas do Enem valerão para concorrer a uma das 129.279 vagas em 101 instituições públicas por meio do Sistema de Seleção Unificado (Sisu) 2013. As inscrições estarão abertas entre 7 e 11 de janeiro.