Título: Hackers atacam durante divulgação de notas do Enem
Autor: Weber, Demétrio; Avellar, Simone
Fonte: O Globo, 29/12/2012, País, p. 7

No dia da divulgação das notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), um ataque de hackers levou o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), órgão do Ministério da Educação, a tirar do ar por meia hora, ontem, o sistema de consulta de resultados do Enem 2012. Um rastreamento preliminar revelou que o ataque partiu de servidores de internet localizados nos Estados Unidos e na Polônia, com o objetivo de acessar as notas dos 4,1 milhões de participantes do exame.

O presidente do Inep, Luiz Cláudio Costa, garantiu que os hackers não tiveram êxito. Segundo ele, a decisão de tirar a página do ar foi uma medida de segurança para preservar o sigilo dos resultados. O sistema do Inep permite que apenas os participantes do Enem vejam a própria nota, com uso de senha.

- Não esperava um ataque dessa dimensão. Tínhamos planejamento e éramos capazes de absorvê-lo. Tanto que fomos. Não houve nenhum tipo de invasão - disse Luiz Cláudio, que solicitou informações para tentar identificar os autores do ataque.

Das 13h às 13h30m, a página do Inep que dá acesso aos resultados do Enem saiu do ar. Depois das 13h30m, voltou a funcionar, já com medidas adicionais de segurança para bloquear novos ataques.

Luiz Cláudio contou que os técnicos do Inep perceberam um aumento desproporcional de acessos, quando teriam sido registradas mais de 10 milhões de tentativas simultâneas de consulta às notas. Os hackers poderiam estar no Brasil, acionando máquinas no exterior para encobrir seu paradeiro.

- Se são 4,1 milhões de participantes, como podia haver mais de 10 milhões de tentativas de acesso simultâneas?

Até o início da noite, 2,2 milhões de participantes do Enem já haviam consultado a sua nota no exame.