Título: Dilma faz check-up antes de viagem
Autor: Weber, Demétrio; Farah, Tatiana
Fonte: O Globo, 29/12/2012, País, p. 9

A presidente Dilma Rousseff fez exames de saúde ontem de manhã, no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. Em nota, o Palácio do Planalto informou que foram realizados exames de rotina, previamente agendados, e que os resultados "estão dentro da normalidade". Foi o segundo check-up da presidente este ano. O primeiro foi feito em junho passado, também no Sírio-Libanês. No início da tarde, ela deixou a capital paulista e foi para Salvador, na Bahia, e de lá seguiu com a família para a Base Naval de Aratu, onde passará o réveillon.

Dilma viajou de Brasília para São Paulo no início da manhã. O deslocamento não constava na agenda presidencial divulgada diariamente pelo Planalto - a agenda dizia apenas que a presidente passaria a sexta-feira "sem compromissos oficiais". Só no fim da manhã a assessoria da Presidência da República confirmou a ida ao Sírio-Libanês, que já havia sido noticiada pela imprensa, na internet.

Desta vez, Dilma passou cerca de três horas no hospital. Fez exames clínicos e tomografia. No início da tarde, o Planalto divulgou nota de quatro linhas:

"A presidenta Dilma Rousseff esteve nesta sexta-feira (28/12) no hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, para exames de rotina, previamente agendados. O médico Roberto Kalil informou que os resultados dos exames estão dentro da normalidade", dizia o texto.

Em 2009, quando era ministra-chefe da Casa Civil, no governo Lula, Dilma foi diagnosticada com câncer no sistema linfático, no próprio Hospital Sírio-Libanês. Ela passou por cirurgia para extrair um nódulo da axila e fez tratamento com quimioterapia. Em setembro de 2009, a equipe médica anunciou que Dilma estava curada.

Depois dos exames, a presidente deixou o hospital e decolou para Salvador às 13h10m. Ela chegou à capital baiana às 15h15m. Após recepcionarem Dilma no seu desembarque na Base Aérea de Salvador, o governador Jaques Wagner e a primeira-dama Fátima Mendonça acertaram um encontro com a presidente da República, nos próximos dias, na Base Naval de Aratu. Dilma conversou rapidamente com Wagner e seguiu de helicóptero para a Praia de Inema, exclusiva da Marinha, na região metropolitana da capital baiana, onde passará o réveillon com a filha, Paula; o neto, Gabriel; e o genro, entre outros familiares. Segundo Jaques Wagner, Dilma trouxe na bagagem muitos livros para aproveitar o feriado prolongado.