Título: Paes cobra maior rigor da Aneel com a Light
Autor:
Fonte: O Globo, 29/12/2012, Rio, p. 15
O prefeito Eduardo Paes cobrou ontem uma ação da Agência Nacional de Energia Elétrica e disse ter telefonado anteontem à presidência da Light, pedindo soluções para os problemas de falta de luz no Rio. Segundo ele, a distribuidora de energia revelou "um certo grau de primarismo" ao responsabilizar a administração do Galeão pelo apagão de quarta-feira. Paes espera que, com a privatização, acabe a "palhaçada" da falta de infraestrutura do aeroporto.
- Nesse caso, a prefeitura pode fazer uma cobrança política. Mas o papel de punir e multar a Light é da Aneel. Quando há pressão do órgão fiscalizador, medidas podem ser tomadas. É inaceitável que a cidade com este calor, ou mesmo sem calor algum, tenha lugares 24 horas sem energia - disse Paes, classificando os episódios de falta de luz como "uma vergonha".
A Light, por sua vez, informou que a presidência da empresa desconhece qualquer contato do prefeito nos últimos dias para conversar sobre falta de luz. Segundo a assessoria, o presidente da companhia, Paulo Roberto Pinto, está à disposição de Paes para prestar informações.
Já o ministro-chefe da Secretaria de Aviação Civil, Wagner Bittencourt, não quis falar de quem foi o erro no caso do apagão ocorrido no Galeão. Ele disse apenas que o investimento que está sendo feito no aeroporto vai resolver questões como essa.