Título: Para alunos, falta estrutura para receber mais gente
Autor: Vanini, Eduardo
Fonte: O Globo, 23/12/2012, País, p. 4

Há relatos de aulas em que estudantes tiveram que assistir no chão

Nada mudou. Sábata Moraes, que faz psicologia da UFRJ, diz não ter visto melhorias nos últimos seis anos

Na rotina dos alunos, velhos problemas despertam a sensação de que pouco mudou desde o Reuni. É o que diz a estudante Sábata Moaraes Rego, de 25 anos, que está no 13º período de psicologia da UFRJ. Ela conta que, desde quando entrou na universidade, em 2006, a faculdade opera com infraestrutura precária. Para a estudante, muitos problemas precisam ser sanados antes de a instituição passar a receber turmas maiores:

- Às vezes, algumas turmas têm que ser remanejadas por falta de sala. Em certas disciplinas, tem gente que precisa buscar carteiras em outras salas, ou até mesmo se sentar no chão para assistir às aulas. Vi poucas coisas mudarem desde que comecei o curso, há seis anos. Não percebi um aumento no número de alunos entrando na faculdade.

As colegas Mayara Mota, de 22 anos, e Jéssica Ribeiro, de 20, estão no 5º período de Serviço Social da UFRJ. Elas compartilham problemas semelhantes.

- Não tem espaço físico para comportar mais alunos. A gente já assiste às aulas em turmas que quase não cabem nas salas. Não adianta querer ampliar o número de vagas se esses problemas não são resolvidos - pontua Mayara.