Título: Rigor da lei é garantia contra governo irresponsável
Autor: Doca, Geralda
Fonte: O Globo, 30/12/2012, Economia, p. 25

As excessivas desonerações do governo e a flexibilização da Lei de Responsabilidade Fiscal preocupam analistas. Segundo o Ministério da Fazenda, as desonerações somariam neste ano R$ 45 bilhões, e em 2013, R$ 40 bilhões. A redução de impostos tem sido um dos principais focos da equipe econômica para estimular a economia.

Mamed Said, especialista em administração pública e professor de Direito da Universidade de Brasília, destacou que, não fosse a rigidez na aplicação da LRF, o Brasil não teria a capacidade que demonstrou para se proteger de choques externos. Também foi um importante instrumento para evitar atos irresponsáveis de governantes em fim de mandato:

- Aumentos para servidores e investimentos devem ter lastro orçamentário e financeiro. A LRF foi revolucionária e pôs freio a atividades que existiam em todas as esferas.

O especialista em contas públicas e economista do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) Mansueto Almeida, destacou que a atitude do governo prejudica a credibilidade do país. Ele comentou que a intenção é cumprir a meta de superávit primário, mas isso não pode se dar a qualquer custo.