Título: Lacerda elogia Dilma por parcerias em BH
Autor: Santos, Humberto
Fonte: O Globo, 02/01/2013, País, p. 4

Depois de romper com o PT e se aliar ao PSDB nas eleições municipais de 2012, o prefeito reeleito de Belo Horizonte, Marcio Lacerda (PSB), tomou posse ontem agradecendo o apoio recebido do seu padrinho político, senador Aécio Neves (PSDB). Em tom conciliatório, Lacerda, que teve como principal adversário nas eleições do ano passado o ex-ministro do Desenvolvimento Social Patrus Ananias (PT), elogiou as parcerias com o governo federal, agradecendo à presidente Dilma Rousseff (PT) e ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Há 15 dias, na reinauguração do estádio do Mineirão, com a presença da presidente Dilma, Lacerda não fez agradecimentos à presidente, o que causou constrangimentos. Ontem, o tom foi outro:

- Belo Horizonte, por meio de parcerias com o governo do estado e com o governo federal, está tendo o maior volume de obras de sua história. Agradecemos ao governo federal, nas pessoas do ex-presidente Lula e da presidente Dilma Rousseff e ao governo estadual, nas pessoas do ex-governador Aécio Neves e do governador (Antonio) Anastasia, todo o apoio que Belo Horizonte teve e terá - disse Lacerda ao discursar.

Em 2008, Lacerda foi eleito prefeito da capital mineira numa aliança da qual participaram PT e PSDB. No ano passado, o socialista tentou reeditar a dobradinha com as duas legendas, mas rompeu com o PT porque não houve acordo sobre a formação de uma coligação entre PSB e petistas na eleição proporcional (vereadores). O prefeito fez questão de lembrar que a aliança em seu primeiro mandato foi capaz de "atrair a atenção do país pelo ineditismo político". Para ele, a parceria funcionou em "harmonia" até às eleições.

Em coletiva após a cerimônia de posse, Lacerda explicou as razões que o levaram a fazer as citações em seu discurso:

- Foi um gesto de gratidão, de delicadeza, natural num cerimonial de posse. A atenção a Belo Horizonte do governo do estado, do governo federal transcende a questão eleitoral de 2014. Até porque a presidente Dilma tem compromissos assumidos com a cidade.

constrangimento com patrus

Lacerda passou por um constrangimento na cerimônia, causado pelo presidente da da Câmara Municipal, vereador Léo Burguês (PSDB), com quem está rompido. O tucano chamou Patrus para compor a mesa de autoridades o ex-prefeito. Lacerda apertou a mão do petista visivelmente constrangido. Patrus foi à Câmara para acompanhar a posse de seu filho, eleito vereador, e não deixou de cobrar o prefeito:

- Vamos cobrar todas as promessas feitas por ele. O PT sabe fazer oposição.