Título: Em Fortaleza, Roberto Cláudio critica Luizianne
Autor: Pontes, Bruno
Fonte: O Globo, 02/01/2013, País, p. 4

Com críticas à gestão da ex-aliada Luizianne Lins (PT), a quem sucedeu, o prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio (PSB), anunciou, após tomar posse, que irá recorrer à Justiça contra o aumento de R$ 2 para R$ 2,20 no valor das passagens de ônibus concedido por Luizianne e publicado no Diário Oficial no dia 24 de dezembro.

- Reafirmo o meu compromisso com o bilhete único e com a manutenção do preço da passagem - disse o novo prefeito.

Na cerimônia de posse, Roberto Cláudio afirmou que foi eleito "pelo sentimento de renovação que domina a alma de Fortaleza" e reafirmou promessa de campanha de governar em constante diálogo com a população.

- O povo de Fortaleza fez da esperança uma obsessão. Ser eleito sob o signo da renovação significa não perder tempo, significa enfrentar os problemas sem dar justificativas, não pedir paciência, mas ter prioridades.

Sem citar o nome de Luizianne, Roberto Cláudio afirmou que a tarefa dele no comando do município será "fazer com que a prefeitura recupere a liderança das forças produtivas e criativas da cidade", pois, segundo ele, "houve omissão, inibição no papel de desenvolver políticas para a cidade" da parte da administração recém-terminada.

Roberto Cláudio venceu o petista Elmano de Freitas no segundo turno. Elmano, lançado por Luizianne, foi a razão alegada pelo governador e presidente do PSB cearense, Cid Gomes, para romper com a então prefeita. Segundo Cid, Elmano representava a continuidade de uma gestão mal avaliada pelos moradores de Fortaleza.

- É preciso reduzir a grave desigualdade existente na quinta maior cidade do Brasil. E derrubar o muro da vergonha que separa a Fortaleza rica da Fortaleza pobre - disse Roberto Cláudio. - É hora de fazer nascer uma nova Fortaleza, capaz de se reconstruir.

senador do PT falta à cerimônia

O novo prefeito de Fortaleza reafirmou que vai priorizar a saúde, a educação e a mobilidade urbana, e prometeu que ele e o seu vice, Gaudêncio Lucena (PMDB), "andarão pela cidade ouvindo os anseios da população".

Como fez durante a campanha, Roberto Cláudio enalteceu o governo do seu padrinho político, Cid Gomes, e classificou de "oportunidade histórica" para os moradores de Fortaleza a sintonia política entre os governos estadual e municipal. Dos três senadores do Ceará, estiveram presentes à posse Eunício Oliveira (PMDB) e Inácio Arruda (PCdoB). O petista José Pimentel não compareceu.