Título: Em 59 cidades, presidentes das Câmaras vão assumir
Autor:
Fonte: O Globo, 02/01/2013, País, p. 5
Nem todos os 5,5 mil prefeitos eleitos em outubro do ano passado tomaram posse no dia de ontem. Em 59 cidades brasileiras, segundo informações da Agência Brasil, serão realizadas novas eleições porque os eleitos tiveram seus registros de candidatura cassados. Com isso, foram empossados provisoriamente, até nova eleição, os presidentes de Câmaras Municipais.
Em 12 cidades brasileiras os tribunais regionais eleitorais já marcaram a data para a realização de novo pleito. A primeira nova eleição será realizada no dia 3 de fevereiro, em Guarapari (ES). As outras onze eleições estão previstas para o dia 3 de março: nos municípios catarinenses de Criciúma, Campo Erê, Tangará e Balneário Rincão, nos municípios gaúchos de Erechin, Eugênio Castro e Novo Hamburgo, em Biquinhas e São João do Paraíso, no interior de Minas e em Bonito (MS) e Camamu (BA).
De acordo com informações do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), foram realizadas eleições em 5.568 cidades brasileiras em outubro do ano passado. As novas eleições ocorrerão em municípios cujos candidatos eleitos com mais de 50% dos votos válidos concorreram com registros indeferidos e a Justiça eleitoral, em decisão final, cassou o registro.
O TSE chegou a realizar sessões extraordinárias em dezembro passado, mas não finalizou a análise dos 7.781 recursos que questionavam registros de candidatura da eleições de 2012. Segundo a presidente do TSE, Cármen Lúcia, 90% deles foram julgados.
Dos 7,7 mil recursos, 3.366 eram referentes à Lei da Ficha Limpa e o TSE julgou 88% deles. As sessões de julgamento serão retomadas em 1º de fevereiro. Além dos recursos de registro pendentes, o TSE irá analisar recursos contra candidatos eleitos acusados de abuso de poder político e econômico, uso da máquina pública, compra de votos durante a campanha eleitoral. Mesmo empossados, eles poderão ter seus mandatos cassados pela Justiça eleitoral se ficar comprovada as irregularidades.