Título: A CVM vai ser cada vez mais preventiva
Autor: Villas Bôas, Bruno
Fonte: O Globo, 02/01/2013, Economia, p. 20

A CVM consegue hoje verificar o que é verdade em fatos relevantes ou há uma zona de penumbra?

A CVM vai ser cada vez mais preventiva. Agora pode ser que alguém forneça uma informação que não esteja correta. A CVM está entrando no quinto ano de ter um processo de supervisão baseado em risco que está extremamente aperfeiçoado se comparado a outros reguladores, em que vai ser cada vez mais proativa para identificar esse tipo de risco.

Quais são os principais riscos no mercado de capitais brasileiro?

Grande risco é o investidor não entender o que está comprando. Não ficar claro para ele os riscos que está tomando. Mas não é culpa do investidor. Por isso tenho dado prioridade à capacitação financeira. Vamos agilizar esse programa de capacitação financeira, com mais cartilhas aos investidores.

O que o senhor pretende fazer para aumentar o desenvolvimento do mercado de capitais do Brasil?

Entendo por desenvolvimento de mercado a ampliação das alternativas de captação de recursos por parte de um número maior de emissores e a diversificação das alternativas de investimento. Um grupo de trabalho está discutindo as medidas para estimular empresas a virem para o mercado de capitais. O objetivo final é que o mercado seja visto como uma das alternativas de financiar o crescimento da economia.

É possível agilizar prazos de processos na CVM que chegam a demorar mais que na Justiça?

Esta demora está cada vez menor. Fiz levantamento e hoje o número de inquéritos de safras antigas está muito menor. É cerca de 10% do total de inquéritos. Agora, existe uma regra que fará com que estes processos sejam analisados e resolvidos em aproximadamente 24 meses. Isso já estava sendo feito antes que eu chegasse à autarquia e terá continuidade.