Título: Em Recife, ordem é cortar para poder investir
Autor: Lins, Letícia
Fonte: O Globo, 03/01/2013, País, p. 4

Depois de cortar 633 cargos comissionados - eram 2.791 na gestão anterior - o prefeito Geraldo Julio (PSB) externou preocupação com o baixo nível de investimento da prefeitura e decidiu revisar os contratos das chamadas "despesas ruins", como a burocracia pública classifica os recursos destinados a pagamento de prestadores de serviço. É que apesar de cumprir a Lei de Responsabilidade Fiscal destinando 53 por cento da receita para a folha de pagamento,o ex-prefeito João da Costa (PT) deixou uma margem de apenas seis por cento para aplicação em infraestrutura do município. O percentual é considerado insuficiente para as necessidades do município pelo socialista. Outros 37 por cento se destinam a custeio, enquanto quatro por cento servem para o pagamento da dívida.

- Vamos implantar um programa de trabalho chamado Gerenciamento Matricial de Despesas (GMD), que vai cuidar de todas as despesas de custeio, para encontrar possibilidade de cortes em quantidades, em preços unitários e em formas de contratação. Temos certezas que vamos conseguir economias expressivas que nos possibilitem uma capacidade maior de investimento. Mas por enquanto ainda não estabelecemos metas, porque precisamos mergulhar mais nas contas da prefeitura - disse ele aos jornalistas, logo após empossar o seu secretariado. Geraldo Julio é servidor público de carreira e auditor concursado do Tribunal de Contas do Estado, de onde saiu para servir ao governador Eduardo Campos (PSB) como secretário de Desenvolvimento Econômico, até ser chamado para disputar sua primeira eleição.

Utilizado em outros estados, o modelo foi implantado em Pernambuco por Eduardo Campos e, de segundo o Palácio do Campo das Princesas, permitiu economia de R$350 milhões nos quatro primeiros anos de governo. Todos os contratos passaram por revisão, o que o prefeito pretende fazer em Recife.

Geraldo Julio pretende, ainda, reforçar pastas estratégicas - como a de Planejamento e Gestão - e já conseguiu, antes mesmo de assumir, que a Câmara Municipal aprovasse lei autorizando a criação de 300 cargos de analista de gestão pública, a serem preenchidos por concurso público.

Hoje, o prefeito leva todo o seu secretariado ao bairro do Curado para visitar a área onde implantará o Hospital da Mulher, uma das suas principais promessas de campanha.