Título: EUA dão alívio a mercados e Bolsa de São Paulo sobe 2,6%
Autor: Villas Bôas, Bruno
Fonte: O Globo, 03/01/2013, Economia, p. 21

Os mercados financeiros respiraram aliviados pelo mundo ontem, o primeiro pregão do ano, após a Câmara dos EUA ter aprovado na noite de terça-feira o pacote que cancela o aumento de impostos e adia cortes automáticos de despesas no país, o chamado abismo fiscal. O Ibovespa, índice de referência da Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa), fechou em alta de 2,62%, aos 62.550 pontos, o maior patamar desde 19 de abril do ano passado. O dólar comercial valorizou-se 0,14%, a R$ 2,046 para venda.

Em Wall Street, o Dow Jones, principal índice da Bolsa de Nova York, subiu 2,35%, o S&P 2,54% e o Nasdaq, das ações de tecnologia, 3,07%.

- Desde o fim do ano passado alguns índices estavam se recuperando, com os investidores assumindo um pouco mais de risco. O abismo fiscal era, no entanto, um entrave a uma valorização maior das ações - disse Fernando Goes, analista da Clear Corretora.

No mercado europeu, a Bolsa de Londres fechou em alta de 2,20% e superou a marca de 6 mil pontos pela primeira vez desde julho de 2011. Também avançaram as Bolsas de Paris (2,55%), Frankfurt (2,19%), Madri (3,43%) e Milão (3,81%).

Commodities puxam bolsa

Das 69 ações que compõem o Ibovespa, somente 11 registraram queda, segundo dados preliminares. Os destaques de ganhos ficaram para papéis de produtoras de matérias-primas, como petróleo, minério, prata e agrícolas.

Além do pacote que evitou o abismo fiscal, os papéis passaram por ajustes já que a Bolsa não abria desde o dia 28 de dezembro, sexta-feira passada, enquanto em Nova York e em alguns mercados na Europa houve pregão no dia 31 e as ações registraram valorização.