Título: Se José Dirceu vier para cá, a fama ruim só vai aumentar
Autor:
Fonte: O Globo, 22/12/2012, País, p. 5

Tremembé (SP) lamenta imagem associada à presença dos presídios que receberão mensaleiros

Enviado especial

Foi demonstrando certo alívio que o empresário Marcelo Vaqueli, de 42 anos, recebeu ontem a notícia de que Joaquim Barbosa, presidente do STF, havia rejeitado o pedido de prisão imediata dos condenados do mensalão. Não que o empresário torça para os réus escaparem da cadeia. O motivo é outro: Vaqueli, dono de uma metalurgia com contratos com grandes montadoras de automóveis, foi eleito prefeito de Tremembé, na região do Vale do Paraíba, em São Paulo, provável destino dos condenados. Eles deverão cumprir pena na Penitenciaria José Augusto César Salgado, uma das quatro unidades de um complexo de presídios localizado no município.

- Os presídios são um fardo para a cidade de Tremembé. O município tem várias atrações turísticas, é bonito, tranquilo, e a violência registrada nos grandes centros passa longe daqui. Mas basta você dizer que mora em Tremembé para a pessoa lembrar dos presídios, associando a uma imagem ruim. Ou seja: se José Dirceu vier para cá, a fama ruim só vai aumentar - disse Vaqueli.

A presença do complexo penitenciário em Tremembé só representa dor de cabeça aos administradores municipais. Vaqueli lembrou que a cidade não recebe nenhum tostão estadual para assumir o fardo e ainda gasta muito:

- Somos nós que recolhemos o lixo produzido pelos presídios e seus seis mil presos. E não é pouca coisa, não. Temos quatro caminhões de lixo e retiramos de lá todos os dias seis toneladas de detritos. Também fica por nossa conta o atendimento ambulatorial dos detentos. Quando um preso precisa de consulta, ele vem escoltado da cela, fura fila e é atendido prioritariamente nos postos de saúde.

Eleito com 61% dos votos (10.695 eleitores votaram nele) de um colégio eleitoral de 23 mil pessoas, ele venceu a disputa pelo PSB. Nunca havia disputado eleição.

- Não pedimos os presídios, não estamos querendo a fama de abrigar corruptos. Queremos atrair para cá indústrias, e não ladrões - diz o prefeito eleito.

Na Penitenciária José Augusto César Salgado estão ou estiveram presos como Florisvaldo de Oliveira, o cabo Bruno, ex-PM famoso nos anos 1980; os irmãos Cristian e Daniel Cravinhos, do caso Suzane von Richthofen; Lindemberg Alves, acusado da morte de Eloá Cristina; Alexandre Alves Nardoni, acusado da morte da filha Isabella; e o jornalista Pimenta Neves, condenado pelo assassinato da namorada e também jornalista, Sandra Gomide.