Título: No Rio, 177 pontos foram mapeados
Autor: Magalhães, Luiz Ernesto
Fonte: O Globo, 07/01/2013, Rio, p. 7

Na cidade do Rio, um mapeamento da Geo-Rio, de 2010, identificou 117 pontos de risco nas encostas da região do Maciço da Tijuca. Ao todo, o estudo apontava áreas com alto perigo de deslizamento em 95 comunidades, como o Morro da Chacrinha, na Tijuca. Nessas áreas, segundo o levantamento, havia 18 mil domicílios.

Para retirada da população dos pontos de risco, o prefeito Eduardo Paes anunciou, em 1 de janeiro do ano passado, que seriam investidos R$ 350 milhões. A verba viria do Programa de Aceleração do Crescimento 2 (Encostas), do governo federal. Apesar das promessas, no Morro dos Prazeres, mostrou 0 GLOBO na última quinta-feira, famílias ainda viviam em casas interditadas após as enxurradas de março e abril de 2010, que deixaram 36 mortos na comunidade. Alguns imóveis eram alugados mesmo depois de os donos terem sido indenizados para desocupá-los. E os inquilinos pagavam a moradia com recursos do aluguel social da prefeitura.

Na primeira edição do PAC - Encostas, o Rio recebeu, segundo a Geo-Rio, R$ 72 " milhões em investimentos. Foram feitas obras no Parque Nacional da Tijuca e em 11 outros bairros: Praça Seca, Rio Comprido, Complexo do Alemão, Vaz Lobo, Madureira, Santa Tereza, Cavalcante, Barra de Guaratiba, Ilha do Governador, Realengo e Água Santa.