Título: UFRJ suspende Medicina no campus de Macaé
Autor: Weber, Demétrio
Fonte: O Globo, 09/01/2013, País, p. 4

Universidade cancela 30 vagas para o curso no primeiro semestre

Quem tentou se inscrever no curso de Medicina da UFRJ no campus de Macaé não achou essa opção no Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Segundo Angela Rocha, pró-reitora de Graduação, a universidade suspendeu preventivamente as 30 vagas do primeiro semestre, pois houve problemas nos convênios com os hospitais locais e não há leitos suficientes disponíveis para os estudantes.

- Achamos melhor suspender preventivamente até que tudo se resolva. Julgamos que seria melhor fazer isso do que enfrentar problemas maiores durante o andamento do curso. Faremos uma reavaliação em abril, mas é quase certo que reabramos o ingresso no segundo semestre - disse Angela.

De acordo com alunos do curso, os problemas não se restringem aos convênios com os hospitais de Macaé. A representante dos alunos Carla Guedes, que está no 7º período, conta que a decisão da suspensão foi confirmada após uma reunião dos estudantes com a pró-reitoria de Graduação no fim de novembro. Essa era uma das reivindicações dos universitários, que chegaram a ficar em greve no primeiro semestre de 2012 exigindo melhorias no curso:

- Fazia parte do acordo, assinado pelo reitor, que não fossem abertas vagas até que tivéssemos infraestrutura suficiente para o curso funcionar. Uma das reivindicações era a construção do laboratório de Anatomia, que até hoje não saiu do projeto, além de outros itens do acordo que ainda não foram cumpridos.