Título: Corrida verde contra o tempo
Autor: Torres, Izabelle
Fonte: Correio Braziliense, 16/10/2009, Política, p. 7

Ambientalistas tentam votar pelo menos dois projetos antes do encontro internacional para discutir mudanças climáticas

Ronaldo Caiado acredita que as votações não vão evoluir este ano

Depois de perderem a batalha na comissão especial destinada a analisar a proposta do novo Código Florestal, a bancada ambientalista da Câmara entrou em uma nova guerra. Pretende, agora, tentar incluir na pauta prioritária de votações no plenário pelo menos dois projetos referentes ao setor. Na última terça-feira, o líder do PV, Edson Duarte (BA), apresentou uma lista de matérias que considera emergenciais ao presidente da Casa, Michel Temer (PMDB-SP), e começou a fazer campanha por apoio à entrada dessas propostas na pauta.

¿Temos a colaboração de alguns líderes que entendem a necessidade de votarmos projetos ambientais às vésperas da ida do Brasil para Copenhague. Precisamos mostrar que a Câmara(1) também trabalha pelo meio ambiente. Espero que o presidente entenda isso¿, argumenta o líder do PV. Entre as propostas apresentadas pelos ambientalistas, estão as que criam a política de mudanças climáticas, a que institui o Fundo para a Revitalização Ambiental e o Desenvolvimento Sustentável das Bacias do Rio São Francisco e do Rio Parnaíba, além do projeto que inclui o cerrado entre os biomas considerados patrimônio nacional.

Enquanto a bancada ambientalista promete brigar pela votação de alguns dos sete projetos que constam na lista de propostas na fila de votação do plenário, a bancada ruralista ¿ mais numerosa e influente ¿ não expôs maiores preocupações com a entrada de algum dos seus 13 projetos prontos para serem apreciados. Na reunião de lideranças, o líder do DEM, Ronaldo Caiado (GO), não apresentou nenhum pedido de prioridade para as propostas da bancada da qual é um dos principais representantes. ¿Não pedimos nada porque não acredito que as votações este ano evoluam. Não adianta fazer campanha pelos projetos, porque serão votações conturbadas e com poucos acordos. Não vislumbro possibilidades a curto prazo de votarmos muita coisa¿, comenta Caiado, autor de quatro dos projetos de lei prontos para a entrada na pauta.

A maioria das propostas apresentadas pelos ruralistas trata de políticas de créditos rurais. ¿Temos muitos projetos porque o setor ruralista está em crise. Faltam linhas de crédito e o cultivo de diferentes produtos precisa de ajuda urgentemente. Essa deve ser a explicação para o fato de termos muitos projetos prontos para a pauta¿, diz o líder do DEM. ¿Para mim, os ruralistas possuem mais propostas na fila de votação porque atuam por mudanças na legislação ambiental. Nós, ambientalistas, atuamos muito mais na tentativa de fazer com que as atuais leis sejam cumpridas do que tentando flexibilizar as regras atuais como eles fazem¿, argumenta Edson Duarte.

1 - Convenção do Clima O Brasil irá participar da 15ª Reunião da Convenção do Clima da Organização das Nações Unidas (ONU), em Copenhague, na Dinamarca, que acontece entre 7 e 18 de dezembro. O encontro pretende definir as metas do mundo em relação às mudanças climáticas depois do Protocolo de Kyoto, que expira em 2012. O Brasil ¿ que é o quarto maior emissor de gases do efeito estufa ¿ promete apresentar propostas e resultados sobre política ambiental.

Super-herói do Senado

O senador Eduardo Suplicy (PT-SP) desfilou como o Super Homem no Senado, ontem, ao vestir uma sunga vermelha por cima do terno. Ele atendeu ao pedido da apresentadora de televisão Sabrina Sato, que colocou o adereço no petista. ¿Ela (Sabrina) me procurou perguntando se no Senado existiam super-heróis. E disse que tinha um presente para me dar e me ajudou a colocar a sunga¿, disse Suplicy. O senador disse, ainda, não temer que o caso gere desgaste em sua imagem. ¿Foi uma brincadeira e não acredito que houve quebra de decoro parlamentar.¿ Em outro episódio, Suplicy deu um cartão vermelho ao presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), no auge da crise política da Casa, atendendo ao pedido de um programa humorístico.