Título: Chuvas aumentam no fim de semana e nível de reservatórios volta a subir
Autor: Fariello, Danilo; Pierry, Flavia
Fonte: O Globo, 15/01/2013, Economia, p. 16

Previsão é de novas pancadas nas bacias mais importantes para a geração de energia

Reservatório. Hidrelétrica de Furnas, onde o nível da água está 14,5 metros abaixo da média

SÃO PAULO Voltou a chover no fim de semana nas bacias hidrográficas que alimentam os sistemas de geração de energia hidrelétrica nas regiões Sudeste/Centro-Oeste e Nordeste. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), entre sexta-feira e ontem, a chuva foi quase constante nas bacias do Paraná e do São Francisco.

De acordo com Mozar Araújo, meteorologista do Inmet, diante dos 100 milímetros médios de chuva registrados na segunda semana de janeiro nessas bacias, que eram as que estavam em situação mais preocupante, o mês fechará com o nível de chuvas em linha com o histórico de cada região.

- O perfil meteorológico mudou totalmente do dia 9 para cá, e a previsão é seguir com pancadas de chuvas em cima das principais bacias - afirmou.

Os gráficos do Inmet já mostravam que ontem o nível de chuvas atingira a metade do total esperado para todo o mês. Em algumas regiões, essa marca já havia até sido superada, caso de Patos de Minas (MG) e de Votuporanga (SP), principais regiões responsáveis pela vazão da Bacia do Paraná.

- Nas próximas semanas, a tendência é que os sistemas chuvosos se desloquem mais para o Norte, atingindo as bacias sobretudo do Tocantins. Em seguida, a chuva volta para as bacias do Paraná e de São Francisco, que são as principais para a geração de energia - disse Araújo.

Com as chuvas mais intensas, o nível dos reservatórios das hidrelétricas começa a dar sinais de melhora. Na última medição do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), no domingo, as regiões Sudeste e Centro-Oeste aparecem com 29,83% de água, contra 28,9% da sexta-feira - a pior situação é a da usina de Itumbiara, com 11,9% da capacidade. Já em Mascarenhas de Moraes, a medida aponta 77,69% da capacidade do reservatório abastecida.

Os níveis dos reservatórios da região Nordeste estavam com 29,33% da capacidade, na média, contra 29,31% na sexta-feira. A melhor situação era a da usina de Itaparica (39,28%), e a pior, de Sobradinho (23,91%).

No Norte, os níveis se mantinham estáveis desde sexta-feira, em 42,04% - Serra da Mesa tinha 38,58% do reservatório cheio, e Tucuruí, 28,41%. No Sul, as hidrelétricas tinham média de 49,4% da capacidade, ante 27,4% na semana passada.