Título: 44% de cotistas no Sisu
Autor: Weber, Demétrio
Fonte: O Globo, 15/01/2013, País, p. 3

Em três áreas, nota de corte de alunos inscritos no sistema de cotas ficou próxima da dos demais

demetrio@bsb.oglobo.com.br

BRASÍLIA Do total de 1,94 milhão de inscritos no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), do Ministério da Educação, 864,8 mil (44%) optaram pelo sistema de cotas, que reserva vagas para alunos de escolas públicas, com subgrupos por critério de renda e raça. Balanço divulgado ontem pelo MEC mostra que os candidatos cotistas tiveram desempenho próximo ao de não cotistas.

O MEC comparou três áreas: Medicina, Pedagogia e cursos de Licenciatura (formação de professores). Nos três casos, a nota mínima dos cotistas aprovados ficou, em média, apenas entre 1% e 3,4% abaixo do resultado obtido por não cotistas que conquistaram a última vaga. É preciso considerar, no entanto, que neste primeiro ano de vigência da lei, apenas 12,5% das vagas devem ser reservadas para cotistas. O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, destacou que isso ajuda a explicar a proximidade do desempenho de cotistas e não cotistas. No próximo ano, a reserva mínima deverá subir para 25% do total de vagas; em 2015, para 37,5%; e em 2016, para 50%.

Mercadante disse que é preciso melhorar a escola pública nos próximos anos para garantir que estudantes cotistas tenham desempenho próximo ao da ampla concorrência quando a reserva de vagas atingir o patamar de 50%.

- O topo da escola pública é de excelente qualidade. Mas estamos longe, ainda, de ter um ensino de qualidade no ensino médio. O MEC não pode se acomodar, nem os secretários estaduais de Educação - disse Mercadante.

O presidente do Conselho Nacional de Educação (CNE), José Fernandes de Lima, diz não ter ficado surpreso com a proximidade das notas neste primeiro ano de vigência da lei, considerando que o percentual de vagas reservadas foi de 12,5%:

- A média da escola pública é ruim, mas isso não significa que não tenhamos alunos muito bons.

Ex-reitor da Universidade Federal de Sergipe (1996- 2004), ele lembra que a diferença de nota entre os aprovados no curso de Medicina e centenas de candidatos reprovados era ínfima, uma vez que os estudantes que tentam a carreira médica costumam ter desempenho acima da média tanto na rede pública quanto na privada.

Matrículas começam no dia 18

O Sisu oferece 129,3 mil vagas, em 3.752 cursos superiores de 101 universidades e institutos públicos. A seleção é feita exclusivamente com base nas notas do último Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2012). Os resultados individuais foram divulgados ontem. Os aprovados devem fazer a matrícula nos dias 18, 21 e 22 de janeiro.

O balanço do MEC levou em conta as notas mínimas dos cursos oferecidos por instituições federais com seleção pelo Sisu. Em Medicina, a nota de corte dos cotistas, isto é, o resultado obtido pelo candidato aprovado com pontuação mais baixa foi 761,67, ante 787,56 no sistema de ampla concorrência (não cotistas). Em Pedagogia, a diferença foi de 591,58 (cotistas) para 598,08 (não cotistas); nas Licenciaturas, 606,45 (cotistas) para 627,51 (não cotistas).

Em seu programa semanal de rádio, a presidente Dilma Rousseff destacou que, das 101 instituições com seleção pelo Sisu, estão submetidas à lei de cotas 43 universidades federais e 40 institutos federais. Todos os cotistas devem ter cursado o ensino médio em escola pública, sendo que metade deles precisa ainda se enquadrar no critério de baixa renda (renda familiar por pessoa inferior a 1,5 salário mínimo). Existe também a reserva de vagas para candidatos que se declarem pretos, pardos ou indígenas, em proporção igual à do percentual de cada raça no conjunto da população de cada estado, conforme o último Censo do IBGE.

Os cotistas de baixa renda matriculados em cursos com carga horária elevada - cinco horas diárias ou mais de aulas - deverão receber bolsa permanência de R$ 400 por mês a partir deste semestre. O governo espera que o Congresso aprove medida provisória nesse sentido antes de maio, quando o MEC planeja começar o pagamento do novo benefício.

- Esta bolsa vai ser renovada de acordo com o desempenho do aluno no curso. Se ele se dedicar e alcançar bons resultados, ele vai receber esse apoio do governo durante todo o curso - afirmou Dilma.

As cotas reservam vagas para quatro subgrupos, cuja exigência comum é que todo candidato tenha feito o ensino médio em escola pública. Do total de 864.830 cotistas inscritos no Sisu, 349.904 concorreram no grupo de autodeclarados pretos, pardos ou indígenas de baixa renda.

O subgrupo de critério racial, sem limite de renda, atraiu 193.238 candidatos. Já o subgrupo de baixa renda sem recorte racial registrou 168.243 inscritos, enquanto o subgrupo sem critério racial nem de renda totalizou 153.445 candidatos.

A Universidade Federal do Ceará (UFC) teve o maior número de inscritos no Sisu: 133.923 para 6.258 vagas. A UFRJ ficou em segundo lugar, com 115.794 candidatos para 4.745 vagas, seguida pela UFF (96.247 para 4.789 vagas). Das seis primeiras, quatro são do Nordeste: além da UFC, aparecem a Universidade Federal Rural de Pernambuco (79.675 inscritos), em 4º; a Universidade Federal de Alagoas (79.344 inscritos), em 5º; e a Universidade Estadual do Piauí (73.564), em 6º.

O curso de tecnólogo em Gestão Pública do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília foi o mais procurado do Brasil, com 12.221 interessados nas 45 vagas.

O segundo curso que mais atraiu candidatos foi o de Medicina da Universidade Federal de Juiz de Fora, com 12.216 interessados em 127 vagas; e o terceiro, o de Medicina da Universidade Federal do Ceará, com 11.825 pessoas para 160 vagas. Não há curso do Rio entre os dez mais procurados do país.

inscrições abertas para o prouni

Na quinta-feira, começarão as inscrições no Programa Universidade para Todos (Prouni), que oferecerá neste semestre 144.639 bolsas em instituições privadas, sendo 99.223 integrais, que cobrem 100% do valor das mensalidades, e 45.416 parciais (50% da mensalidade do curso).

O Prouni é uma alternativa para estudantes de baixa renda que não conseguiram ser aprovados para as vagas em instituições federais de ensino superior pelo Sisu estudarem em uma faculdade particular com bolsa de estudos paga pelo governo.