Título: Dilma oferece a prefeitos creches e pré-escolas
Autor: Weber, Demétrio
Fonte: O Globo, 23/01/2013, País, p. 4

A presidente Dilma Rousseff anunciará na semana que vem, em encontro com prefeitos, a abertura de nova rodada de inscrições para municípios de todo o país solicitarem a construção de creches, pré-escolas e quadras esportivas. A medida faz parte da promessa da presidente de entregar pelo menos 6 mil creches até o fim de 2014, quando termina seu mandato.

Lançado no governo Lula, o programa de construção de creches e pré-escolas esbarra na demora das prefeituras em executar as obras. O MEC admite o problema e deverá finalizar, nas próximas semanas, uma licitação para construção das unidades em menos tempo, com a utilização de estruturas pré-montadas.

O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, diz que será possível reduzir o prazo de construção dos atuais 18 meses para 6 meses, agilizando o programa. Nos dois primeiros anos do governo Dilma, o MEC firmou contratos com prefeituras para erguer 3.016 unidades, no âmbito do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2).

O número de creches já concluídas, porém, não passa de algumas dezenas. Considerando as unidades contratadas ainda no governo Lula, foram entregues 728 na atual gestão. Em 2013, está prevista a assinatura de 1,5 mil novos contratos.

- Dependemos fundamentalmente da gestão das prefeituras - diz Mercadante.

Prouni terá 162 mil bolsas

O MEC divulgou ontem que o programa Universidade para Todos (ProUni) teve 1.032.873 inscritos neste primeiro semestre, sendo 75.935 no Rio de Janeiro. Eles vão disputar 162 mil bolsas em instituições privadas de ensino superior, das quais 108 mil são integrais. As demais cobrem 50% do valor das mensalidades.

Em outra frente, o MEC planeja distribuir 2 milhões de senhas para cursos gratuitos de inglês on-line. Serão contemplados 1,1 milhão de estudantes de universidades federais, além de 682 mil pessoas com nota superior a 600 pontos no Enem que podem concorrer a bolsas do programa Ciência sem Fronteiras. A falta de fluência em inglês é um entrave ao programa. Mercadante disse que fará o mesmo para garantir o ensino de espanhol.