Título: Pane suspende emissão de passaportes
Autor:
Fonte: O Globo, 25/01/2013, País, p. 6

A Polícia Federal (PF) suspendeu ontem o agendamento, a emissão e a entrega de passaportes no Rio de Janeiro, em São Paulo e em Brasília, entre outras cidades, devido a uma pane em um dos dois principais computadores do sistema de produção dos documentos. O computador deve ser substituído hoje por outro, comprado nos Estados Unidos, e que deve chegar na madrugada de hoje em Brasília. A PF não tem previsão de quando o sistema voltará a funcionar normalmente.

- Estamos trabalhando com a possibilidade de restaurar o sistema o mais cedo possível, mas ainda não podemos precisar o momento em que isso acontecerá - informou um assessor da direção da PF.

Semana passada, a PF se viu às voltas com problemas parecidos. O computador do sistema central de emissão de passaportes queimou e teve que ser substituído. Ontem, o novo equipamento também pifou, o que sobrecarregou o computador reserva. A pressão provocou a suspensão dos serviços em algumas cidades como São Paulo, Rio e Brasília. Em Belo Horizonte, o sistema continuou funcionando normalmente.

Para evitar mais problemas, a empresa que presta serviços à PF decidiu comprar equipamentos com maior capacidade operacional. Na semana passada, a empresa demorou mais de quatro horas para providenciar a troca do computador queimado e foi multada. Em nota divulgada ontem, a PF orienta os interessados na emissão ou renovação de passaportes a retornar aos postos da instituição "nos próximos dez dias úteis". A PF nega a hipótese de que o sistema tenha sido vítima de ataque de hackers. As duas panes seguidas seriam decorrentes de problemas técnicos.