Título: Em Águas Lindas, obra considerada concluída mal começou
Autor:
Fonte: O Globo, 27/01/2013, País, p. 4
Metade das quadras fica a até 500 metros das escolas, sem muro ou alambrado
BRASÍLIA Os atrasos e a estrutura malfeita para a prática de outros esportes além do futsal são comuns a várias quadras em Águas Lindas. Mas esses não são os únicos problemas. Duas das dez quadras da cidade do entorno de Brasília ainda estão longe de virar realidade. No bairro Mansões Olinda, uma placa indica que a obra começou em 20 de dezembro de 2011, tendo terminado em 16 de outubro de 2012, ao custo de R$ 437.810,47. Mas, na verdade, a obra mal começou. Há algumas estruturas de ferro e praticamente mais nada. Um operário diz que a obra começou, de fato, há apenas dois meses.
A outra quadra, no bairro Setor 1, sequer foi iniciada. O motivo: uma igreja evangélica invadiu parte do espaço destinado à obra. Na casa construída no local, dois cachorros latem incessantemente quando alguém se aproxima.
Segundo a Secretaria de Educação de Águas Lindas, a situação chegou a tal ponto que o município estava correndo o risco de perder a verba. O novo prefeito - que assumiu a prefeitura em 1º de janeiro e é adversário político do antecessor - disse que ganhou um prazo adicional para resolver o problema e, assim, não perder o repasse do MEC.
Além disso, cinco das dez quadras ficam a até 500 metros de distância das escolas. O motivo foi a falta de terreno contíguo às unidades. Esse tem sido o principal problema para a instalação das quadras, diz o secretário de Educação de Águas Lindas, Silvério dos Santos.
- É algo previsto nesses casos. O problema vem depois: insegurança. As quadras fora (das escolas) estão sem muro e alambrado. Mas já estão sendo providenciados - diz o secretário.